someone lyke you

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Quem é são não precisa de médico..

Que Jesus Cristo era um grande homem ninguém dúvida. Ainda  que para muitos ele não foi real, os seus ensinamentos marcaram e tem grande contribuição para o engrandecimento humano .  Acordei pensando numa de suas célebres frases, esta em Mateus 9:10-12: Os sãos não precisam de medico e sim os doentes.   Este pode ser aplicado em uma multidão de situações.  Neste momento me vem a cabeça o quanto  desapercebemos o valor de uma aplicação no dia a dia....  As vezes olho as pessoas, não sei se via de regra ou porque estou inclinado a ver as coisas por este lado. Observo que geralmente quando a pessoa é gorda, feia, ou tem algum problema físico que servirá de chacota,  geralmente com isto,  vem algum  problema adiconal para agravar:  problemas emocionais.  Isso me faz pensar o quanto podemos ser  cruéis em nossas críticas sarcásticas e pejorativas . Porque as vezes somos tão crueis  no uso de nossas palavras.? Falta  perspicácia para gerir o dano  que causamos a uma pessoa quando praticamos o chamado : bullying.  Talvez os pais deveriam se preocupar em  advertir seus filhos do grave dano que causam quando  atacam  pessoas já com problemas.  Lembro-me de uma outra referência de Jesus. Fala de  uma ovelha perdida dentre cem,  ser a  de  maior preocupação a seu pastor. Assim deveríamos nos portar quando  convivemos com alguém com alguma diferença daquilo que denominamos “normal” .  A língua tem um poder destruidor e não conseguimos controlá-la.  Isso resulta em muitos danos a uma pessoa já  com enfermidades  que a atormentam sem o adicional que a ela levamos por pura inocência ou pelo divertimento a custa do sofrimento alheio.  Lógico que muitas vezes levianamente, mas quem disse que aquilo que fazemos sem maldade não gera danos as vezes irreversíveis?  Cabe sim, aos pais incutir em seus filhos a necessidade de não atirar pedra em alguém que não pode se defender:  valores como  empatia, e outros valores morais que hoje parecem a beira do esquecimento.  
Já contei numa outra ocasião a estória das irmãs criadas de forma distinta pela   mãe.  A uma,  filha de sangue,  propocionava toda mordomia enquanto para a outra, de criação,  sobrava toda a responsabilidade... Enquanto uma dormia a  outra tinha que levantar cedo para cumprir as obrigações da casa: lavar louça, limpar casa, preparar almoço.  Enquanto uma usufria  dos regalos da indisciplina  para a outra era estabelecido, horários rigorosos. Enquanto uma  tratada  com o princesa a outra era tratada como escrava.  Quando adultas a adotiva se tornou escrava da outra,  com mandos, desmandos, palavras torpes , subserviência. 
Certo dia,  quando a adotiva trabalhava, a mãe  solicitou que largasse tudo e fosse pegar água. Então como sempre fazia foi cantarolando canções que aliviavam sua alma  até chegar ao poç , onde todos do bairro enchiam seus baldes... Neste dia apareceu uma velha senhora e pediu-lhe um copo de água... Ela prontamente  atendeu com todo respeito e  alegria.. Quando voltou para casa,   de sua boca saiam imagens como flores, borboletas e enchia o ar de um aroma agradável. Sua mãe ficou surpresa e admirada  e desejou tudo aquilo para a sua filha predileta. No dia seguinte mandou-a, para receber aqueles premios.  Lá chegando encontrou a mesma velhinha que pediu um pouco de agua para sacear sua sede. Mas ela não foi gentil, xingou e desfez da pobre senhor. Que ela,  pegasse sua própria agua , retrucou aos berros... Quando chegou em casa , sua mãe ansiosa , a recebeu para ver as flores e aquele aroma agradável... Mas quando falou , em vez de flores, saiam imagens de sapos, e coisas perniciosas..
A mãe, levou um choque tão grande e ali mesmo desvaleceu. 
 Isso nos ensina que a disciplina é vital para que nossos filhos sejam pessoas melhores e aprendam valores que lhes trarão benefícios para vida toda.

Os são não precisam de médicos e sim os doentes.... Da próxima vez que for ofender, criticar, ou  retrucar em revide a uma pessoa lembre-se: Você pode estar acrescentando um fardo ainda maior a quem  já está doente.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O Cachorro que mordia

Naquele bairro todos temiam passar pela casa do Dr. Osvaldo. Vez ou outra seu cachorro se soltava  e avançava mesmo. Certo dia atacou Dona Raimunda que depois de várias mordidas só conseguiu escapar por causa do guarda chuva que enfiou na fuça do bicho.. Eu ainda mato este filho do diabo,-  gritou esbravejando. -  O Sr. precisa tomar uma providência, Dr. Assim, vão acabar matando este demônio... O Dr. Osvaldo desconcertado , deu uns chutes no lombo do bicho, xingando.Mas não adiantava,  o bicho sempre se soltava e sempre atacava alguém... Ali, todos sabiam que o cachorro era uma ameaça. Certo dia ao amanhecer viram o cachorro estendido no chão.  Lógico, morto.  Todos eram suspeitos, pudera, o cachorro tinha fama.
Existem pessoas exatamente assim: atacam todo mundo. Atacam marido,  filhos,  vizinhos. Criam fama. Difícil é entender porque pessoas ficam deste jeito. Já que se espera que gente seja diferente de animal.  Mas já ouvi por aí: - Você parece um animal. -  E como escârnio,   uma terceira pessoa dizer : -Você está ofendendo os animais. Este aí,  é pior que animal..  - É triste acreditar  que seres humanos as vezes agem de forma tão medíocre,  tão medíocre que indignificam até mesmo os pobres animais,  que agem por instinto e nada tem a ver com a razão. Depois que se cria fama é difícil perdê-la.. Sim, o mal feito é mais pujante que o bem feito. "Aquela mulher é uma megera",  "Só pode ser mal amada", "Aquele cara é um canalha", Xi, vendeu para aquele cara? Se ferrou, ele não paga."  "Mulherengo.." " Vagabunda, safadada".. Estas e outras frases expressam muito bem o que é uma má fama.
E tomara que você não ganhe fama por algo ruim. Porque vai ser difícl convencer alguem que você mudou.
Ah, deram veneno pro cachorro do Dr. Osvaldo.  Você cabra de fama, pode ser o próximo... Rsrsr...

alimente-se

As vezes achamos que somos especiais.. Assim achamos que nada nos afeta. Mas, isso é bobagem.
Somos apenas seres humanos, da mesma matéria que nosso vizinho que achamos chato, ou iguaizinhos aquela pessoa que desprezamos porque ela é gorda, feia, homossexual. Quem é que pode mudar uma situação de doença terminal? Ou reverter uma situação que fugiu de nosso controle.. Fazer uma pessoa gostar de você? Por mais que achamos que somos especiais, como matéria,  não somos muito diferentes de plantas e animais...  Uma planta precisa de água, se lhe faltar  ela morre, nos também. Se receber agua demais ela morre, nós também, ou quem não ouviu ou conhece alguém que por causa de complicações por causa do excesso no comer teve um ataque fulminante? Uma planta precisa ter sua necessidade de agua atendida  de forma adequada, assim como nós. Pouca ou muita agua traz consequências igualzinho a nós... .  Assim também podemos  pensar com nosso cerebro,  com nossas qualidades.. Tudo precisa de alimentação, exercícios,  senão simplesmente morre. Nosso intelecto necessita constantemente ser exercitado para que continue trabalhando satisfatóriamente. Nossas qualidades precisam serem experimentadas para que possam brilhar... Afinal quando acendemos uma vela supõe-se que precisamos dela, não tapamos ela para ofuscar sua luz.
As vezes vemos nossas qualidades morrerem porque permitimos que lhes falte o alimento para que elas continuem sãs.. Ou as vezes o meio que vivemos vai minando nossas qualidades não treinadas ao ponto de elas simplesmente desaparecerem. Por isso que as vezes encontramos  velhos amigos que admirávamos e parece que nunca os conhecemos. Foram vítimas de uma despersonalização por causa do habitat... Se vive numa selva você se tornará selvagem.. Assim se vive no meio de pessoas sábias se tornará sábio, se no meio de pessoas inescrupulosas, inescrupuloso... Aí talvez você fique chocado porque seu lado bom se repugnará com este conceito.  Pois é exatamente aí que nos tornamos vítimas, quando achamos que somos diferentes, que conosco não acontece tais fatos nem a tal da despersonalização. Onde deveríamos ficar alertas ficamos chocados.. A única forma de você manter uma planta saudável é satisfazendo suas necessidades e conosco não é diferente... A única forma de não perdemos aquilo que conseguimos com anos de treinamento só pode ser mantido ou aprimorado se continuarmos executando, se continuarmos sedentos, desprovidos do orgulho de que somos superiores, não somos. Um bom nadador é bom nadador porque treinou para isso, mas quando para? Se você vive num ambiente diferente daquele, digamos que lhe faz bem.... você precisará alimentar as qualidades que lhe faltarão neste meio, porque senão certamente as perderá. E aquilo que achava ser repgnante, não ético, errado, começará a soar até mesmo no uma coisa essencial, natural.
"Ah, isto é apenas um conceito", dirá alguém. Sim, apenas um conceito de alguém experimentado que já foi os 2 lados da moeda.
Não devemos esquecer que nossas inclinações são primitivas, mas, as refinamos quando educados e treinados para sermos pessoas melhores.

Mente esquecidiça

Quando criança minha mãe não se cansava de repetir frases e ensinamentos repetidamente. Adolescente me vi muitas vezes ouvindo,  vezes a fio,  frases que se incutiram pela persistencia do uso.  A disciplina parece nunca ser boa, mas traz benefícios duradouros (ensino biblico) Por falar nisso mente esquecidiça é comum nos seres humanos, quantas e quantas vezes cometemos o mesmo erro? Uma amiga me fez pensar muito nisso numa frase sábia que ouvia de seu pai: Soldado ruim é aquele que apanha no mesmo beco duas vezes.
Engraçado como uma frase simples pode dizer tanto. Imagino a cena literalmente .Quantas e quantas vezes fui um soldado ruim. Mas, eu me pego tentanto ser um soldado melhor, as vezes de forma errada usando armas antigas e sem cuidado. Talvez,  fazendo a coisa certa pelo motivo errado, não sei.. As vezes deveríamos entender que erramos e fechar o ciclo.  A grandeza do homem está em saber que errou  e que tentar consertar um erro pode fazer o negócio ser errado 2 vezes. Rsrs. Sim, fechar ciclos, porque não?
Eu plantei uma plantinha, aguei, vi os primeiros ramos desabrochar da terra. Um dia desastratamente pisei e  a matei.  Não, não tinha conserto. Não parece que as vezes fazemos isso? Com coisas bem maiores diga-se de passaggem. Ciclos... .

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Comédias Românticas

Era um belo dia. Talvez o dia perfeito pra o amor perfeito... .. Da sua janela daquele chalé que alugara tinha uma visão perfeita dos acontecimentos da piscina . Era impossível não olhar aquela pequena boneca de piquini azul, não que suas formas fossem perfeitas, mas a seu gosto era de encher os olhos...Daí pra frente era inevitável..O amor aconteceu.. Seis meseis estavam se casando.

João e Felícia  eram colegas  de trabalho .. Ambos casados e respeitadores até que um dia por conta do acaso, se viram  num ambiente propício pra uma conversa mais pessoal. Depois daquele dia a amizade passou a ser mais pessoal e a vontade de estarem juntos aumentou. Bom, depois disso o inevitável...

Foi no circo que Ana Beatriz conheceu Fabio.. Ele era trapezista e depois que viu sua exibição, ela ficou infeitiçada pelo rapaz. : Moreno, alto, corpo atlético, cabelos longos preso formando um rabo de cavalo que enchia ainda mais seu  rosto belo e rústico. Foi amor a primeira vista.  Ana Beatriz contrariando a vontade dos pais que não aceitavam o rapaz,  casou-se e fugiu com seu príncipe para uma cidade distante.

A vida toda Paula sonhara com o homem ideal, passava noites fantasiando o dia que ele bateria na sua porta
desejando que entrasse  na sua vida tirando-a daquele marasmo ...  E se via  presente em  festas lindas com todo mundo elogiando seu namorado perfeito.. Um dia que não esperava, apareceu Guilherme, um vendedor de bugigangas. Não acreditou era seu príncipe. Se bem que de uma forma que não esperava. Mas, aquele seu sorriso,  aquela beleza , era esperada há muito tempo por ela... Ele se propos a encontrá-la num bar próximo a sua casa. Bom, aconteceu o inevitável.

Cansada de tantos namoros frustrados e casos passageiros Alice resolveu sair de sua cidade natal para tentar a sorte numa cidade maior.. Em outro canto do país. Alberto, um promissor jornalista acabara de se separar e andava desiludido com as mulheres... Mas o destino  quis que ambos se encontrassem naquele bar onde ambos procuravam afogar suas magoas....Parecia que nada ia dar certo. Ela não estava nem um pouco interessada em nada que não fosse seu copo de caipirosca, enquanto ele já alto por causa das tantas cervejas tomadas, parecia se aborrecer com aquela mulher que parecia tão metida... Por acaso se enfiaram no mesmo taxi.. Bom, o inevitável novamente.
E foram felizes para sempre?

Deslavada mentira.. No primeiro caso não se conclui a noite de núpcias porque ela estava acometida de uma doença que não lhe permitia extravagâncias.. Quando apareceu grávida de outro homem foi difícil explicar..

Quando  marido e esposa souberam dos respectivos casos. Pode-se imaginar o desfecho da estória... Felícia pretendia se separar mas Paulo, pra ele era apenas um caso de atração...

Ana Beatriz se casou com Fábio que não se acostumou a vida familiar. Não conseguia arrumar um emprego a altura e quando o pai rico,  dela,  resolveu dar-lhe uma chance numa de suas empresas. Fabio não aceitou. Era orgulhoso demais. 10 anos o casamento terminava com o reconhecimento de Ana, de que seus pais estavam certos. Aquele amor incondicional não era tão incondicional assim.

Pra Paula um verdadeiro desastre .. Por meses a fio ele sondara a vida da menina e soubera de sua fortuna. Este era seu verdadeiro objetivo...

Nem tudo esta perdido Alice e Alberto estão se dando bem.  Eu só não sei se porque ela é personagem de Alice no país das maravilhas....Rsrs...

Ah, hoje entendo porque são classificados como Comédia Romântica...


sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Quando o amor acaba

Quando o amor acaba
Nâo há o que fazer
O diálogo se acaba
Um fala A
O outro fala B

Quando o amor acaba
O corpo da sinal
Você divide a cama
Sem contato corporal

Quando o amor acaba
Acaba o compromisso
Vão se os aneis
Vem egoismo

Quando o amor acaba
Acaba o verbo amar
Conjuga-se sobreviver
E contas pra pagar


Quando amor acaba
Resta reticências...
contas, acusações
críticas, indiferença
Vida de conveniências..

Quando o amor acaba
A Noite fica aberta
Enquanto um  dorme
O outro fica alerta.

Quando o amor acaba
Brota sementes
Sua ausência
Traz abelhas diferentes.


Quando o amor acaba
Se um ama
vai tentar, vai tentar
Mas não vai adiantar
Vai tentar, vai tentar
O outro vai explorar
Vai tentar, vai tentar
Vai te criticar
Vai tentar, vai tentar
Ate  acordar.




















































terça-feira, 9 de agosto de 2011

escrutinando o rim

Deus não vê o homem como nos vemos: diz as escrituras. " Nós olhamos o exterior Deus por sua vez, como escrutinador de rins e coração, vê o homem como ele realmente é." Na escolha do sucessor de Saú, Samuel o designado para a escolha, reparou nos filhos mais bonitos, fortes e nem por um momento imaginou que Davi poderia ser o escolhido. Era pequeno e mirradinho. A tendência de Samuel é uma inclinação humana. Nos afeiçoamos pelo belo, pelo que é simetricamente atrativo e comumente julgamos as pessoas muito mais pelo seu exterior e não pelo que realmente é. Insconscientemente falamos quando alguém belo faz algo errado: Não acredito, ele é tão bonito. Mas o que a beleza tem a ver com o caráter.  Frases similares também são parâmetros de valororização da beleza: Não faz isso, você é tão bonito. Nossa, morreu? Era tão bonito. Como se quem fosse feio pudesse morrer.. ou como se o errado fosse mais aceitável para quem é feio.Rsrs...
Explicar todas as funções que o rim tem pro nosso benefício é difícil, mas sabemos que sua função básica é filtrar aquilo que nos faz mal. Subentende-se que ter a capacidade de escrutinar o rim é poder olhar fundo dentro da pessoa e ver suas mais recônditas motivaçoes. Não termos esta habilidade dificulta vermos as verdadeiras motivações das pessoas que nos cercam e muitas vezes julgamos errado uma atitude que não compreendemos. Não vemos com clareza quando intenções são benesses ou quando são maquinadas com
objetivos menos nobres... Quando Deus escolheu Moises para a missão de conduzir seu povo para fora do Egito, talvez fosse difícil entender os critérios da escolha, Moises era gago.. Mas Deus sabia que não possuia homem mais manso é mais hábil para aquela função.
No âmbito familiar onde o convívio íntimo é mais pessoal, as vezes cometemos gafes imperdoaveis quando, à base de nosso critério pessoal , classificamos a pessoa amada como egoísta, materialista ou  qualquer rótulo perjorativo que classificamos. O fato de conhecer um pouquinho melhor a pessoa não nos dá o direito de sermos juizes de suas ações....Somos pessoas tendenciosas  que impulsionamos nossas vontades egoistas a frente do cunho familiar  e as vezes colocamos sobrecarga sobre os ombros de quem precisa de apoio e não de críticas.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O retalho que sobrou

É dificil entender porque os relacinamentos se desgastam e chegam ao ponto de ser apenas um retalho.. Se quando começamos esperamos que ele traga benefícios a ambos...Então nos empenhamos para que tudo se harmonize com nossos objetivos e mesmo inconscientemente lutamos para que a harmonia prevaleça ... Pra que isso aconteça é necessári que ambos trabalhem em prol do bem maiior - o relacionamento. Uma vez eximido este item, todo o resto começa a desmoronar a olhos vistos.. Num relacionamento nada pode ser considerado meu, como indivíduo e nem se pode sobrecarregar o outro porque julgamos que nossas necessidades estão acima de qualquer outra, presumindo que as obrigações são do outro e não de ambos, conduzimos nosso relacionamento ao que nos interessa e não ao que interessa os dois.
Desde pequeno ouço que o que nos destroi não são as grandes obstáculos  e sim os pequenos,   aqueles que não podemos ver. Os grandes simplesmente desviamos.
Isto cai muito bem quando falamos em pequenos atos do dia a dia, rusgas persistentes que como água sobre a pedra: batem, batem até que furam...Pequenos atos de desamor e depreciação, coisas ínfimas que são lançadas ao vento como se fossem grandes obstáculos quando são apenas atos falhos cometidos por qualquer pessoa humana, imperfeita... Quando num relacionamento vivemos a mercê daquilo que interessa só a nos mesmos, subjugamos as pessoas de nosso convívio a espelhos de nós mesmos, achando que tudo que é  errado é culpa do outro e que somos vítima deste monstro que só quer nos ferir. Não raro vemos relacioamentos deteriorados, vivendo de retalhos pra cobrir tantos buracos que nossa própria ânsia materialista e de satisfação própria não conseque mais sanar. Passamos a julgar o verbo conveniência em qualquer instância:
Saimos juntos por conveniência, moramos no mesmo ambiente por conveniência, fazemos gentileza por conveniência nada mais é espontâneo e embora a presença da outra seja aversa, por conveniência, ingerimos todos os sapos previstos pra uma vida inteira, simplesmente porque fomos manipulados por nossa próprio egoismo. Afinal,  se a pessoa diz não te amar mais porque você continuara sendo gentil, amoroso, carinhoso, dadivoso? E cometemos o maior erro que pode existir em qualquer relacionamento: a retaliação. Quando era mais jovem tinha o feio hábito de palavrões, quando estava sózinho e com raiva xingava descometidamente. Com o tempo percebi que isto me fazia muito mal, era um descarrego animalesco de algo que eu não conseguia controlar. Prometi a mim mesmo que não faria nunca mais isso. Quando retaliamos é como se todo nosso instinto animalesco viesse a tona, trazendo tudo aquilo que com muito custo conseguimos vencer. Atititudes pequenas não requerem atitudes pequenas e sim o oposto. Não se paga mal com mal e nem egoismo com egoismo.. Este círculo vicioso é descomunalmente prejudicial a quem usa como arma de troca.
Jogue fora o retalho que sobrou afinal coisas antigas para remendar coisas novas não pega. Nunca pegou. Está na hora de roupas novas, atitudes novas que monstrem o seu engrandecimento. Vai,  que não seja engrandecimento mas que sejam coisas boas pra ambos. É muito difícil desvirar um barco já virado, imagine só o trabalho que dá.
Mas se ainda existe amor, cumplicidade, carinho mesmo que estes estejam camuflados com cara de outra coisa muito ruim...tente. O lógico seria que o barco navegasse tranquilo e quando em turbulência não virasse, mas....

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Me permita

Me permita perguntar
È mais fácil viver pra ser amado
Ou viver para amar?

Ato e desato

O  brilho da juventude me deixou faz tempo
Embora seus lampejos me visitem todos os dias
Sustento-me com o suor do meu rosto
E farejo feridas
Como pão levedado
Estou  à deriva
Matutanto idéias nunca concebidas
Profano em incisivas

Ditubiei nas ondas sonoras da incerteza
Acordei malogrando sonhos
Sonhos que pertubam,
Sonhos e encantos
Vivo um mundo parelelo
De devaneios loucos

Soou o alarme das minhas leviandades
Mereço cada tapa que recebo
Andei no vale da sombra da morte
Pastoreei em terras áridas
Desmedi os anseios
Confundi lucidez com delírios
Ressurgi devaneios
fiz-me lacônico
Pra explicar os meus desvios

Vi-me cativo do tempo ..de pernas inquietas
De boca murmurante de ouvidos meretrícios
Escravo  das próprias investidas
Arco, flexa, miras
No calcanhar de aquiles alvejado
E mortal  ferida

Engoli  todo veneno apresentado
Um estigma.
Dobro-me servil diante do vicio
Luto, resigno-me
Debato-me desesperado
Acoado,  estenuado pela própiria concupiscência
Vai-te inocência..
Não há em ti dolo
Mas o profano
Me toma inteiro
Causador do dano..

Atordoado em aquiescências
Beligerante em interrogações
Nunca resolvidas.
Sou  tolo
Mostro-me servil
Deleto antônimos
Consinto o medo
termino tristonho

Sim, a inocência foi-se faz tempo
Mas ainda há resquícios da alimentação materna
Se ato um nó complicado
Desato em contrapartida

domingo, 1 de maio de 2011

Fazer o bem mesmo quando não convém

Esta frase pode ser vista como irreal, surreal ou utópica... Mas nossas ações muitas vezes devem ser monitoradas por aquilo que almejamos,  mesmo quando a prática de tal,  não esteja inerentemente ligada a nossa personalidade.. Isso não é hipocrisia é engrandecimento.  Lembro-me de uma ocasião em que um instrutor tentava explicar o que era ser feito a imagem de Deus... Se você conhecer uma pessoa, dizia ele,  muito feia mas,  durante sua convivência, ele for gentil,  bondoso, amoroso, colaborador, prestativo. Qual a  imagem que  terá desta pessoa?.
 Nossas atitudes também podem ser modificadas mesmo quando parecerem forçadas. Trazemos em nosso DNA qualidades semelhantes a de nosso criador e embora nossas inclinações sejam “más o tempo todo”, podemos  moldá-las. Forçar um sorriso, se obrigar a ser prestativo, se impor a dizer um bom dia, se negar a ser grosseiro. Não importa qual a questão envolvida, importante é que esteja decidido a agir de forma diferente. Quebrar protocolos de vícios e condutas rústicas e deselegantes em prol de algo mais refinado e mais a ver com aquilo que poderíamos definir como: conduta esperada.
Derivar prazer de fazer o bem no início pode ser até constrangedor, mas a persistência na prática fará que logo isso se torne prazeroso e se torne parte integrada da sua personalidade.
Não raro agimos de acordo com que outra pessoa age.. Se ele se mostra hostil  ou diz algo abrasador nosso instinto, mesmo sem raciocinarmos,  responderá a altura. Não que sejamos pessoas irascíveis... Mas é natural que diante de uma reação hostil ajamos com hostilidade. Domarmos em nós essa reação comum a todos os homens certamente fará toda diferença no desfecho duma situação em que se espera a violência como pagamento da violência,  desaforo como paga de desaforo, grosseria em troca de grosseria....

domingo, 24 de abril de 2011

Receita

Seja 1/2 otimista e 1/2 realista.Assim  não sobra nada pro pessimismo.  Adiciona-se a isso um belo sorriso matutino... Um pequeno fetiche de qualquer fantasia.(vou ganhar algum dinheiro hoje)
Lave o rosto, escove os dentes, penteie os cabelos.. um copo de atenção aos seus instintos antes do café da manhã..(Tenha em mente que uma atitude sua pode mudar o dia de outra pessoa)  e ainda antes do café da manhã, ingira um copo de água para limpar seus organismo...Coma frutas em jejum.Tenha 1/4 de paciência com seus semelhantes e quando se tratar de seus familiares adicione mais 1/2. Não esqueça de desejar bom dia. Importante antes de sair da cama, organize por 5 minutos   seus  pensamentos para o bem,  a fim de não sair desprevenido e desarmado caso  os imprevistos não forem como gostaria
Não esqueça de harmonizar as roupas que veste.
Não esqueça do copo de leite, uma torrada e do bom humor.
Lembre-se que ficar mal humorado, rancoroso não resolve seus problemas e causa-lhe outros danos a saúde.
Não passe por alto a transgressão. Se ver algo errado e isto lhe incomodar não se cale. Seja honesto consigo mesmo antes de querer ser aos olhos dos outros.
Tome água ao chegar no serviço e faça disto um hábito. Água é vida e uma boa vida se espelha nas suas atitudes.
Lembre-se que hávera momentos de aflições, discórdia. e que  é como enxerga cada situação que o levará a tomar decisões   sábias ou néscias.
Na hora do almoço,  coma bem,  porém não  se esqueça que não é sua última refeição,então,  coma pouco. O organismo trabalha melhor se não empanturrá-lo,  forçando-o a trabalhar dobrado.
Faça humor não faça guerra. Se alguém tem o hábito de lhe exasperar permita ver a situação fora do seu corpo.. analise-a como se pudesse sair do seu corpo e ver sua  própria reação, verá que é ridículo como agimos mal quando provocados.
Coma verduras, cereais e se ainda tiver fome coma carne. Mas tenha dó dos bichos.O seu prazer pode ser
 o desprazer de alguma espécie.
 Lembre-se:  o que  é de várias pessoas não é seu. Então mantenha limpo o banheiro... e tudo que outras pessoas usam em comum. 
Faça exercícios...aprenda com as crianças, brigue mas perdoe..fale mas ouça.  E se estiver com raiva cale-se.
resumindo: seja rápido no ouvir mas lento em se ofender. Dê mais atenção ao depreciativo do que ao apreciativo.  Um ensina o outro se exibe.
Não pague mal com  mal.. Se alguém tiver motivos pra falar de você e você não tiver nada pra falar de tal pessoa, cale-se. Não invente motivos. Quem vê defeitos e necessita expressá-los é mais fraco que  você.
Coma uma maça por dia se quiser viver 100 anos...Isto não garante a longevidade, mas garante que seus dias serão mais saudaveis.
Nossa vida é assim...se nos alimentamos bem tratamos os outros bem..se nos alimentamos mal, tratamos mal os outros..
Aprenda com seus erros.Enquanto estiverem vendo defeitos em você  ainda tem muito que aprender e muito pouco pra  reclamar.
Lembre-se: Todo conselho é burro se você não for sábio. E todo sábio é tolo se achar que é sabido.
O que não tem  remédio, remediado está.
Conselho é fácil de dar mas difícil de praticar... então,  além do corpo,  exercite a si mesmo..

Páscoa

Em 14 de nisã, segundo calendario judaico comemorava-se a libertação do povo judeus das  mãos do seu opressor, o Egito... Esta data celebrativa seria como recordação a sua  libertade quando o povo conduzido por Moises atravessou o Mar vermelho alcançando a libertade.Desde então os judeus comemoram esta data  Jesus Cristo sendo judeu também comemorava a páscoa. E foi neste ambiente que Jesus formalizou a comemoração de sua morte.Um novo pacto, segundo suas palavras. Algo que os cristãos deveriam fazer persistentemente até o estabelecimento do seu governo. "Persisti em fazer isso em memória de mim", ele  disse. Para os cristão este lembrete seria tão significativo como foi para os judeus pois significava que através deste pacto Jesus estaria dando sua vida perfeita para remissão de nossos pecados. Isto fica claro quando lemos João 3:16 e Mateus 20:28

  • João 3:16
"Porque Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, a fim de que todo aquele que nele exercer fé não seja destruído, mas tenha vida eterna." (Tradução do Novo Mundo)
  • Mateus 20:28
"Assim como o Filho do homem não veio para que se lhe ministrasse, mas para ministrar e dar a sua alma como resgate em troca de muitos." (TNM)
 
 Se para os Judeus era significativo porque os remia de uma escravidão desumana. Para os cristão atuais, o sacrifício de Jesus, significa perspectiva de redenção para toda humanidade. Um ato de amor inegualável do grande dador da vida, Jeová.. Pois, atraves da  ressurreição do Cristo temos esperança da libertação do pecado e por fim de nosso maior inimigo: a morte

O Termo páscoa significa: passar por alto ou passagem..


Quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, a cultura pagã de festejo da Primavera foi integrada na Semana Santa. Os cristãos passaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Cristo. (wikipedia)
 
 
 

terça-feira, 19 de abril de 2011

Dominio Principesco

O dominio principesco está chegando
Com fogos e toda potestade
Oh povos da terra se encolham
O dominio principesco está chegando

Outrora todo aviso foi dado
Aos insensatos que não deram ouvidos
O Som das trombetas estão tocando
dobrem  joelhos,  ao novo principado.

Aquela estátua agora está quebrada
O que ninguém jamais acreditaria
Tanto poder que foi observado
Agora é nada, foi esmiuçada

Ah, O livro foi selado
Tapando a boca dos homens destemidos
Agora fogem apavorados
Arrependidos dos seus pecados

A meretriz com a fera derrubado
Não há som, não há nenhum alarido
Eu vejo agora tudo consumado
Novos ceus será constituido..

Oh  povo santo clama, regozija
Os seus lamentos foram atendidos
O novo rei agora intronizado
lágrimas, prantos, morte,  finda

Dadiva

Tatuei meu coração com rótulos apócrifos
Não acolhi Teorias da manhã
Porque quem é sábio sabe que a sabedoria pode ser tola
Não atualizei a biblioteca do saber Com vãs filosofias
Embora me fazem pensar
Gosto de Mitologia porque mostra os desacertos da mente e do coração
Suas insanidades, suas sandices, o conluio do mundo espiritual
E sua difamação ao texto original.
Sobrevivi ileso?
Lógico que não.
Até as placas tectônicas se ajustam
Nos também.
Tudo tem consequências
Se há uma dor ela se externa excruciante, sem domínio.
Olho e vejo mas não escuto nada.
Os olhos escondem a luz quando vivem em escuridão.
A chama se apaga a cada palavra distorcida.
O aço maleável se dobra ao fogo
E o fogo consome as feridas.
As feridas trazem novo saber
O saber nova comunhão
Dádivas fundidas a ferro e fogo

segunda-feira, 18 de abril de 2011

meu coração

Meu coração esta a mercê do inesplicável
Não se deleita na dor nem na aflição
Mas  suporta firmemente quando necessário.
Desconfiança perdura, mas não mais do que o amor
Não acredito em palavras quando vão de encontro das atitudes
Em cenas desvairadas de atores medíocres.
Não acredito em milagres...
Acredito que o desdem compromete quem desdenha
E que o dinheiro é a arma que compra o amor.
Sim, compra tudo.
Vejo hipocrisia pelo cheiro
E quem vive de mentiras mente pra si mesmo
A pior dissimualação é aquela que ilude a si mesma
Os homens devem cuidar dos seus olhos
E as mulheres de seus corações..
O homem cobiça , a mulher se apaixona..
Veja o cisco nos meus  olhos
Mas tire a trave dos seus...
Cansei de ser a sombra do outro
De ser útil quando o outro já se fartou.
Cansei de pessoas indecisas
Que brincam com um e com outro
Cujo coração é uma montanha russa de emoçoes incertas
Tenho pena da baixa estima...
Ela se dobra a qualquer encanto
E vai-se tola..
Cansei de esperar a verdade
Ela nunca vem
Quem não a conhece não diz...
Pago pelos meus pecados
Tu pagarás pelos seus.
Almejo a liberdade
Ela virá quando você aceitar a derrota

O que é obvio não precisa ser explicado.

Está certo que nem toda conclusão é sábia.. Nem tudo que parece ser,  segundo nosso ponto de vista errado,  se justifica. Mas há situações tão clarividentes em sua compostura que a negação só torna a situação ainda mais ridícula.  Qualquer situação que parece fora do normal nos incomoda, nos tira o sossego
porque sabemos que é fora do normal. Não precisamos que algém nos diga que  estamos vendo coisas, que somos maldosos, que fazemos julgamentos precipitados.  A situação por si só já explica os fatos.
Conhece a estória da raposa que foi  criada como parte de uma família?  Todos que a viam ali, perto do bebe, alertavam seu dono do perigo que representava aquele animal. Isto foi fomentando a preocupação do seu dono.. Um dia quando uma cobra atacou o menino foi a raposa que o protegeu . Mas quando seu dono  ao chegar em casa viu a raposa com a boca cheia de sangue ao mesmo tempo que ouvia o pequeno bebe chorando não teve dúvidas. Atirou na raposa.... Mas quando viu a cobra morta e viu que  o bebe estava bem. Enxergou o tamanho do seu erro..
Temos que ser simples como as pombas mas prudente como as serpentes...
 
 

terça-feira, 12 de abril de 2011

O sábio

Gosto muito da estória do jovem aventureiro que queria pegar o sábio em sua sabedoria... Durante meses imaginou uma forma astura de enredar o velho  pra provar não sei o que.. Talvez seu objetivo fosse apenas difamar o sábio para que a ele fosse dado honra.. Não sei..
Conseguiu enfim formular uma situação que considerou infalível...Iria prender um pássaro nas mãos e perguntaria ao velho sábio se o passaro estava vivo ou morto.. Dependendo então da resposta ele esmagaria ou soltaria para a vida o pequeno passarinho.... Chegou o dia tão almejado..Quando na frente do sábio perguntou: Sr sábio,  este pássaro que está em minhas mãos está vivo ou morto? O sábio no alto de sua sabedoria percebeu que nada havia de bom na atitude do jovem..e que  não estava nehum pouco interessado em aprender algo... Entao como não ensinaria nada ao jovem que por sua vez não queria aprender,  respondeu: : Conforme você desejar.... E seguiu seu caminho deixando o jovem atônito.
As atitudes de sabedoria nos mostram o risco.. mas nós devemos saber os meios de evitá-las....

Bom dia desconhecido

Hoje estou azedo, amargo.Cruzei com um desconhecido logo cedo e ele foi deselegante, grosseiro, mal educado e este seu procedimento tornou meu dia ruim...Tentei por A mais B achar motivos pra não ficar
a mercê de um sentimento contagioso vindo de uma pessoa que nem ao menos conheçia..Mas acho que é inevitável nos sentirmos irados quando alguem causa em nós uma vontade de sentar-lhe a mão, uma vontade de revidarmos a ofensa ou na melhor das hipóteses a deselegância ... Engraçado que por um ato destes acabamos também repassando esta coisa ruim a algum inocente que cruze nosso caminho que provavelmente passará pra outro e esta cadeia de atitudes desaprovadas continuará  semeando vitimas. Deveríamso quebrar esta cadeia de infortúnios gratuitos sendo um pouco mais tolerantes.. É, isso não é fácil mas se ríssemos mais de atitudes que desaprovamos..talvez tornaríamos o dia das pessoas mais ameno.
Eu queria desejar a este desconhecido um bom dia..É,  permiti ele estragar o meu..mas nem por isso deveria deixar de desejar-lhe um bom dia..Afinal alguém ou algo provocou este desencadeamento de atos que  acabou ecoando irreversível naqueles que assim o permitiram...

segunda-feira, 4 de abril de 2011

sinto falta

Snto falta do seu carinho
Ele partiu faz tempo
Ele partiu sem despedidas
Deixando marcas profundas
Deixou melancolia...Deixou
Deixou desolação.. Deixou
Fico sempre esperando que volte
Mas não voltou.
O tempo passa e mais distante
Fico a esperar. Olhos no horizonte

Tento de tudo...Tento, tento
Mas acho não vai adiantar
Deve haver outro
Ocupando meu lugar
Não há nada que faça
Que fará isso mudar

Então brigo, grito, esperneio
Te obrigo a ficar comigo
Tu estás?
Teu corpo fica comigo pouco
Mas seu coração nem pensar
Então brigo, grito, esperneio
Isso não vai adiantar

Acho que perdi meu amor
Ela não entende?
Acha que refugo
Mas eu queria só seu carinho
Espontâneo carinho,
Me sentir amado e  não rejeitado
Então eu brigo, grito,  esperneio
Mas ela não escuta.
E eu esperneio.

Será que não sabe
Que faria tudo pra seu amor ter
Mas ela me evita, nao quer saber
Será?  Ela pensa que que eu brinco
Não, não pode ser!!!
Ela sabe que eu faria tudo
pra seu amor reaver

Sera? Sera que ela acha  que não quero
Não, acho que não..
É tão grande o que sinto
Que ela deve saber
Que eu não minto
Que quero muito
Com ela viver.

Mas como explicar
Quando está a meu lado
Seu semblante amargo
Nem vou me atrever te tocar
Tu vais reclamar
Está a pensar  noutro?
Dever ser isso
Tudo que faço é proibido
Toco seu cabelo?
Seguro sua mão?
Faça carinho?
Não, não.. Outra decepção.

Não seja ridículo
Tenha dignidade
Ela não te ama, aceite a verdade
Ela não falará, mas nem precisa
Suas atitudes por favor se liga
São de quem te ama?
São de quem te quer?
Lógico que não. Acorda mané!!!

Mas será? Porque não fala?
Porque não diz que jaz a hora
Que perdi, que sou passado
Que Romeu voltou
Então, eu grito, brigo, esperneio
Não vai adiantar
Espernear

Oh, Deus, o que faço
Penso no futuro como será?
Não me ama irá me detestar
Pensando em outro sempre estará
Não terei paz .. ela está  mais distante
Será meu trofeu
Vê-la na estante,
Morta, apagada, sem vida
Será meu galardão?
Tê-la comigo, mas não seu coração
O que faço Deus?
Prendo ou a largo
Estou no buraco
Quero ela comigo
Mas não obrigada
Nâo pela metade
Se ama o outro
Quero a verdade
Se está comigo e jã nao ve a hora passar
Quer estar com outro
É melhor sofrer agora
Que ficar a viajar.

sábado, 2 de abril de 2011

Sinais..

Quando tudo está errado não adianta tentar consertar.
Esta frase parece ser fria e carregada de desesperança... Mas tem certas situações que ter esperanças só serve pra piorar o que já está ruim. Sim, “às vezes temos que seguir os sinais”. Ressalta um especialista no assunto.  Nos seres humanos temos o bom senso de percebermos quando algo está errado, quando estamos forçando uma situação que já não existe. Mas por alguma razão inconsciente, insistimos em continuar. Isto porque no nosso íntimo não queremos errar não queremos desfazer algo que depositamos confiança e que desejamos que fosse eterno.
 Num relacionamento deve haver basicamente confiança mútua e o casal deve estar unido num objetivo  comum que servirá para seu  engrandecimento.
Quando este elo de cumplicidade é corrompido, quando as mágoas preenchem o coração com ofensas e desatinos, quando uma das partes se sente manipulada  e já não nutre prazer no relacionamento, quando coisas corriqueiras que denotariam carinho e preocupação são mencionados como obrigação é a hora de fazerem uma análise e ver o que precisa ser feito pra se consertar se é que  haja algo pra se consertar.
Infelizmente, quando não há mais credibilidade na reconciliação as pessoas resolvem desfazer o vínculo que as unia e isto certamente traz muitos pesares para ambos. Mas se ambos resolverem que vale a pena investir no relacionamento precisam de um esforço além do comum para que restaurem a confiança, o carinho, o respeito mútuo, a admiração, o amor. Reaver e reconquistar algo perdido exige um esforço árduo e consciente. Sabendo que haverá muitas recaídas e muitas vacilações de ambas as partes. É necessário que a mente esteja preparada para reveses antigos, cobranças insistentes, insinuações, entre outras.. Só vocês sabem se vale a pena percorrer o caminho da reconciliação ou  da separação...Mas tudo tem que ser feito à base da confiança porque senão toda tentativa será em vão.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

O pequeno orador

Este dias conversando com um amigo,  ele mencionou  um pequeno acidente com  seu filho recem operado: Foram os 5 segundos mais longos de minha vida...dizia agora já sorrindo, pelo susto sem maior gravidade.

Relação tempo é realmente muito relativa...
Eu como pai fui ouvir um discurso do meu filho na igreja. Sua explanação seria de 5 minutos. Ela tinha praticamente decorado todo o texto.  Via-se que ele estava ansioso , mas afinal,  quem não ficaria?  Quando chegou a hora, pegou sua bíblia e subiu na tribuna como um verdadeiro orador: articulação perfeita, gestos bem executados.. e argumentos convincentes. Lógico que há muitas suspeitas em dizer que foi tudo perfeito. Pai é pai.  Mas confesso que foram 5 minutos arrebatadores.. Nem sei porque mencionei os 5 longos segundos do meu amigo, talvez apenas pela semelhança dos números.. ou  talvez porque deve haver uma comparação entre sustos e arrebatamentos.. afinal tudo é emoção. Vai, confesso!! Foram não diria os melhores. Mas os 5 minutos mais felizes neste ano.
Meu pequeno orador arrebentou!!!

INDIGESTÃO

Certas coisas não caem bem:   como a mentira, pseudo moralismo, egoismo...
Vejo pessoas falarem de respeito, consideração e é  muito bonito tudo isso  quando se trata em receber .. todavia quando se trata em dar ...
Penso que semeamos aquilo que plantamos. Indubitavelmente na colheita vemos o resultado do nosso labor. Planta-se vento colhe tempestade, não é assim? Bom, se plantar coisas boas colherá coisas boas...
A verdade é que as pessoas procuram seus interesses egoístas e esperam que as pessoas lhe retribuam com complacência. É...É  isso mesmo!! Fazem as coisas segundo sua vontade e bel prazer e conseguem ainda achar culpado pra suas pantomimas. Chega uma hora que se fica farto, empanturrado de tanto sapo que   se  engole . Quem não sabe o que é uma indigestão?... Aquele desconforto que te incomoda incansavelmente e a todo momento te lembras que tem estômago.  É uma tormenta.
Na vida não é muito diferente. Tudo que tentam te obrigar a aceitar como certo, como sem pretensões, embora todas as evidências mostrem ao contrário, é muito indigesto. Mentiras não são sapos tão fáceis de engolir .  Pseudo-moralismo muito menos... Conheço um cara que foi casado a 2 anos e durante estes 2 longos  anos não teve relação com sua mulher... Ela tinha depressão... Ele só se deu conta do tamanho do sapo quando ela apareceu grávida... Não admiraria se ela alegasse  que engravidou de um espectro fantasmagórico. E o  caso que o marido desconfiado contratou um detetive pra dar um flagra nos encontros fortuitos da mulher com seu amante? Depois de tudo registrado e devidamente comprovado, ela ainda mantinha o desplante de falar que não tinha feito nada.  Tinha ido no motel apenas  pra conversar.Pode imaginar isso? O que será que naquele lugar reservado para os amantes alguém falaria de tão secreto? Será que sobre  soma das estrelas do universo?  Sei lá!.
 Não se sabe ao certo como as pessoas fazem para digerir seus sapos, mas muitas delas conseguem dar a volta por cima. Lógico,  que muitos ficam enfermos pro resto de seus dias... Isso depende muito como encaram sua indigestão e o tamanho dos sapos engolidos....
Esta é de matar.. conheço um rapaz que mantinha 2 relacionamentos paralelos e dizia orgulhoso  que enquanto uma lhe dava prazer a outra pagava suas contas..  Não sei como uma pessoa destas espera colher bons frutos de sua lavoura quando o que só plantou foi percevejos... Ah, fiquei sabendo mais recentemente que ele foi vítima de sua própria luxúria: a  do prazer cortou o mal pela raiz.. e a mantenedora alegou que a fonte secou.
Mas existem muitos e muitos sapos que causam toda forma de indigestão, gastrites, úlceras, indisposições.....Não diria pra escolher o seu.. mas diria pra escolher bem o tipo de semente que pretende plantar....
  Mas por favor não se iluda. Não espere plantar joio e colher trigo.

quinta-feira, 31 de março de 2011

Ar viciado do medo

Respiramos o ar viciado do medo e passamos a ter medo.  Com medo você se torna imprevisível como um  gato  encurralado  que te ataca .. O medo traz o desespero que te impulsiona a agir como tal.  Medo e  desespero de mãos dadas,  são  um convite  pra Tolice.  

quarta-feira, 30 de março de 2011

alabastro

O cheiro de perfume no vaso  alabastro impregnando  o ar era tudo que queria naquele instante. Não que aquilo fosse amenizar os problemas..mas precisava daquele cheiro repousante paraindo sobre suas narinas... Enquanto pensava quais seriam seus próximos passos...Lembrou quando pela primeira vez tinha sentido o cheiro daquele perfume... Sua mãe costumava todos os sábados borrifar alfazema sobre o vaso de alabastro... Engraçado como aquele cheiro trazia tantas recordações... Ainda pensativo dirigiu-se a cozinha, abriu a geladeira e pegou uma maça... Deu um pequeno sorriso quando percebeu que mal pusera a boca na refeição do almoço que dava sinais de mexida.. mas não degustada..Pode ouvir perfeitamente em seus pensamentos a voz de sua mãe reclamando que era um desperdício fazer comida naquela casa... Estava atrasado, pegou  as chaves do carro e deu uma última olhada para ver se não havia esquecido nada.. Era hora de ir...

terça-feira, 29 de março de 2011

Desorientado

Quando criança costumavávamos  matar ratos de forma coletiva. Armávamos uma arapuca durante a noite e se de dia pegássemos algum ... era motivo de grande alegria.Reuníamos um grande número de garotos, levávamos o bicho pro  campo de futebol e o soltávamos...Nesta hora,  todo mundo corria atras dele  e entre fulgas e chutes o jogo só terminava quando o rato era morto.  Certa ocasião um rato escapou antes mesmo de chegar ao campo e passou desvencilhando por entre vários meninos. Até que passou por mim, eu, muito destemido, o segui bravamente até que o encurralei numa pequena saleta.  Imaginei comigo que era o fim dele... mas subitamente, o rato que se viu  encurrado...levantou as patas da frente e começou a grunhir como se fosse me atacar... Fiquei atônito porque não esperava tal reação. Mas logo o menino que vinha atrás de mim resolveu a questão. Passou por mim  numa velocidade incrível e chutou com toda a força o  bicho que acabara de me enfrentar... Não precisou de outro.  O bicho se estatelou na parede e nao levantou mais.
 De lá pra cá aprendi a conviver com a desorientação em muitas situações.. Mas não  como a que estou vivendo agora. Nada a ver com um rato que se levanta pra defender sua vida... talvez seja mais uma reação pra defender um amor. Um amor que não sei se é recíproco..Uma desorientação tão letal que já não sei o que é certo ou errado, no que acredito ou não acredito, no que é verdade ou mentira.  

O bem que quero não faço...

O bem que quero não faço, mas o mal que  não quero este pratico... (romanos 7:19)  Vivemos numa luta constante para vencermos nossas fraquezas, desvirtudes e vícios.. Prometemos que  não faremos determinada coisa e instantes depois estamos praticando aquilo que  juramos não fazer mais. Trata-se de nossas inclinações pecaminosas que nos rodeiam e nos impulsionam a agir de forma contrária  a que gostaríamos. Mas isto nos condena a sempre a agir mal?  Lutarmos contra nossas inclinações de fraqueza é vital  e nem sempre é fácil sairmos vencedores nesta batalha... É necessário que tomemos forte posição de afastarmos aquilo que nos faz mal diretamente e às pessoas que conosco convivem. Aquela velha estória  das  forças opostas guerreando dentro de nos,  cujo a  força  vencedora é  a que  alimentamos melhor.  O bem que tentamos fazer precisa ser exercitado, desejado e incentivado para que se torne real. A disciplina nem sempre parece ser boa.. mas traz frutos benéficos que nos engrandecem e nos tira da primitivida de sermos conduzidos por nossas inclinações.... Se o bem é desejado e mesmo assim não o faço é porque o mal prevalece em nossa essência... mas isto não é referência para acomodo. Nesta luta entre o bem ou mal, certo e errado deve prevalecer o que nos faz sentir realizados e não arrependidos...  Talvez caiamos muitas vezes entre tentativas e acertos... mas se realmente desejarmos o bem , é ele que prevalecerá.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Vencido


Hoje estou sem esperanças
Aceitando o que há de vir
Nadei águas turbulentas
E cansei
Estou aqui.
Tíbio, lânguido,  vencido
Pronto pra ser consumido
Pelo que tiver que vir.

Me prostrei diante do carrasco
Decepe logo, diacho!!
Acabe logo com a dor
Quero me encostar
Enfim poder descansar
Do descaso do amor

Não tenho mais forças
Cansei de lutar
Estou no Vietnã, Camboja,
A cada toque um estampido
Em cada cena horror
Se espero um sorriso
Vejo dor
Se espero esperança
Vejo prisão
Violência
Se espero amor?
Não agüento mais reticências...

Quero um amor empolgante
Que me receba com sorrisos
Um abraço aconchegante
Que me conceda o viço
Renascer nos seus braços
Desfrutar seu regaço
Ver o amanhecer
Não medir horas difusas
Não acordar sozinho
Falta de carinho
Solidão...
Tensão,
Medo....
Nãoooooooooooooo

Oh Deus..


O Deus conceda perdão pros meus pecados
Eles entulharam minha vida
Um  canto cheio de traças
Cachorros que lambem as feridas
Vinho novo em odre velho
Linha velha, tecido novo
Tudo estragado
Botar fogo

São muitos erros acumulados
Repetidos e assinados
Empobreceram tanto meu coração
Tornei-me sedentário na ação
Incompleto e mau assistido
O Deus, ,lava-me torna-me limpo


O coração está contristado
Tantas magoas que ouço lardear
Tantas farpas dos erros  que olhei
Mas os meus eu não pude enxergar
Oh Deus, eu suplico
Água limpa transbordando em água  suja
Pra que a vida tenha mais compostura
E a cabeça penda para cima
Que não faça sofrer a quem amo
Se quem amo professo amar
Seja boa a auto-estima

Se lhe entrego minha carga
É que meu fardo
Esta pesado pra sozinho carregar

Erros


Meus erros são percalços torturantes
Numa dor que ninguém mais possui
Atravessei horizontes..
Me induspus com a razão
Tributei e apliquei sanções
Admiti erros
Pedi perdão
Discurso coesos
Sem efeito algum
Me vi entre dilemas
Atravessei turbilhões
Imaginei esquemas
Aferi grilhões
Me tirem a venda
Caia babilônias
Não vale a pena
Sonhos

Os erros cobram juros escorchantes
Terra árida que produz abrolhos
Lobos uivantes
Discurso enfadonho
Desculpas parvas
Sem comoção
Palavras torpes
Que vem e vão
Estaca solta
Cerca frágil
Sem dignidade
Capacho

Os erros produzem esperança
A esperança de um amanhã é desejada
Com isopo limpar nodoas chamuscantes
Ver um paraíso renascer
Terra árida produzir fruto exuberante
A paz no coração sobreviver
Feridas serem cicatrizadas
Alegria que ninguém mais possui
Atravessar horizontes
Acertar com a razão.
Ventos uivantes
Conceder perdão
Verdades dignas
Paz infinda
Ver

quero paz

Me debruço sobre a mesa queixoso
Desejando coisas comuns
Um amor tranqüilo e sereno
Que me dê um amor  mais ameno..
Que me traga um pouquinho de paz

O passado com tantas lamúrias
Tantos reprises que quero esquecer
Vai tristeza retubante
Vai em outros cantos se ater
Deixa-me um pouco escaldado
 Mas vai-te cansei de você...

Entre peças num palco iluminado
Minha história de amor é vivaz
Já perdi os amores de outrora
Destes  que não voltam jamais
Hoje vivo uma história chocante:
Um leilão quem dá menos ou mais..


Se mentiras nos bifurcaram
A verdade de nós se escondeu
Se tentamos acertos ou  erramos
Não cabe se você ou sou eu.
Se tentamos é porque degustamos
Do favor  dum sabático jubileu

Tantos medos, tantas desconfianças
Tantos sobressaltos  no meu coração
Me engasgo quando brigamos
Me alegro quando temos paz
Me inebrio quando está comigo
Me embriago quando com você brigo.
Desejando ser mais sagaz

Hoje estou tão duvidoso
Te querendo como sempre te quis
A montanhas que hoje vencemos
Mostra alguma diretriz
Quanto tempo teremos ainda
Contra guerreiros de vasto saber
Qquantos inimigos
Teremos que ainda vencer?

Ainda te quero comigo
Navegar ainda e preciso
Cruzar mares , maremotos
Ondas gigantes, apavorantes
Que venha os obstáculos
Os temores e seus tentáculos
Mas que venha também a paz.

dubiedade

Ate guando ficareis claudicando entre 2 opiniões? Esta pergunta foi feita por um profeta numa situação um tanto decisiva..  Queria dizer que quando ficamos divididos numa situação não fazemos bem nem uma coisa nem noutra.  É como se tivessemos que nos desdobrar a fazer bonito em 2 situações  diferentes ao mesmo tempo. Nosso coração sempre penderá para um em detrimento do outro... Isto implica em sofrimento para os envolvidos.
Por mais que pareça doloroso é prudente, é sensato, é amoroso quando tomamos  posição a favor da situação que nos pareça mais louvável ou dependendo do seu coração, aquela que seu coração escolher. Isso faz parte do amadurecimento e permite que as pessoas envolvidas tenham a chance de e seguir em frente. Naturalmente uma posição resoluta exige sacrifícios e sofrimentos. Mas pense:  você prefereria uma dor angustiante durante 6 meses ou uma agonia sem solução interminável? Aquilo que nos prende não nos liberta. Isso me faz lembrar a estória do macaco que enfia a mão numa cumbuca cheia de bananas e fica com a mão presa porque não quer soltar as bananas. As vezes é isso:  ou solta as bananas e se vê livre ou fica com as bananas na mão sem poder comê-las. 

sexta-feira, 25 de março de 2011

ah, se tão somente soubesse o que vai no  meu coração
Não verberasse as palavras que digo
Se entendesse minha indignação
Quando dz que sobre eles eu minto

Se tão somente soubesse sua importância
Não me renegasse a segundos planos
Talvez esta sua irrelevância
Acabaria com meus desenganos

Se pudesse refinar meus rins
E desvendar o que oculta meu coração
Saberia que és dona enfim
Do insensato do meu coração.

Que o pesar por nao ter reconhecido
Que és mais valiosa que o ouro ou prata
Saberia como estou arrependido
E que isso aos poucos me mata

Se hoje seu afeto mendigo
Não sou dono do seu coração
Meus atos não fizeram sentido
E vivo em plena solidão

Se houve dolo nas minhas ações
Não foi no intento de prejudicar
Não tenho motivo ou razões
Pra semente do mal semear

É porque me faltou o bom senso
Pra  de dar verdadeiro valor
Errei muito,mudaria eu penso
Te daria mais valor.

quarta-feira, 23 de março de 2011

ver

Enxergar é mais que ver
Desci do pedestal dos sonhos
Afligiu-me inteiro o fatos
Verdades ou boatos?
Estupefato das hipocrisias
Depositei confiança em promessas frias
Viajei sem rumo entre agonias
Desejei a morte entre prantos
O amor me partiu por inteiro.

Não consigo ler entre as linhas
Totalmente deturpado em conclusões
Sou um fiasco no mar de ilusões
Meu coração em solavancos
Perdido entre realidade e medo
Na selvagem disputa de um coração
Que briga despedaçado
Luta sem vencedor


Paira a dúvida cruel
Faz-me cativo e me leva ao leo
sublevada minha alma
Cativa do instinto
Ao redor de lobos famintos
Que espreitam a derrocada
Sou um homem sou um nada
Inspirando um desejo proibido

Entre faca de 2 gumes
Que dilaceram em qual rumo for
Banido em  esperanças vis
Entre  leões e seus covis
Conduta de perdedor
Se me vejo não me acho
Se me acho não me vejo
Agonia é o adereço
No  mundo do horror

Saudoso homem orgulhoso
Desejoso da vida e seus prazeres
Jaz um homem de boas lembranças.
Agora aqui um moribundo sedutor
Seduzindo a mentira com laureis
Fingindo que acontecimentos crueis
É  fruto do amor
Clarivdente evidências
Tome tino, saliência !
Ver o que ninguém mais vê
Enganado só você..
Provas irrefutáveis
Miope,  vê!

terça-feira, 22 de março de 2011

Evidências

É o conjunto de fatos que comprovam uma verdade. ou uma mentira....

Sinergia e Antagonismo

 A sinergia é utilizada em vários campos com o objetivo de potencializar o efeito de algo que por si só não consegue cumprir sózinho um objetivo. Assim a ação simultânea de dois ou mais componentes cumprem com mais eficacia um objetivo.O oposto da sinergia é o antagonismo...Este não ajuda potencializar faz o oposto: ele atenua  ou até mesmo anula os efeitos de outra.
Uma historia que ouvia muito quando era criança, era a de um menino que vivia pregando peça em sua mãe sobre uma suposto lobo que aparecia em sua casa para comer as galinhas. O dia que realmente aconteceu ela não acreditou...Suas mentiras anularam a verdade.

sábado, 19 de março de 2011

Música

a lista

Obscuro

Talvez,  um dos maiores mistérios e que causa imensa curiosidade são os chamados buracos negros. Numa definição curta poderíamos dizer que é uma região no espaço do qual nada, nem a luz consegue escapar. Lógico que é uma definição de um  leigo com pouco conhecimento em super novas, radiação termica, energias além do imaginável. Mas mesmo no campo científico é uma obscuridade.
Aquilo que é obscuro, como no caso dos buracos negros causa uma sensação de que algo está faltando para um desfecho..Algo está encoberto e que falta um esclarecimento para que venha a tona a clareza.  Dizem que num buraco negro tudo que se aproxima é sugado pra dentro dele e isso seria uma reação a um descontrole provocado por falta de combustível. (explicação de um leigo, não serve pra meios acadêmicos) Nada tão obscuro como quando você persiste em saber algo e por falta de uma explicação coerente só resta sugar tudo que a compreensão tras a tona.  Aquilo que é obscuro é como um jogo de xadrez não acabado.. Você pode dar o xeque mate..mas precisa aguardar a jogada do adversário para tal.
obscuro: Que não tem luz; sombrio, tenebroso. 2. Falto de brilho; pouco claro. 3. Pouco inteligível, confuso, enigmático. 4. Pouco conhecido. 5. Indistinto, mal definido, vago. 6. Retirado.
Tais definiçoes mostram  que a obscuridade chega a ser um dilema,  haja visto que aquilo que nos impede a clareza só gera confusão. Porque se dizem que nada que entra consegue sair ..nada consegue chegar até nós como solução.
Seja qual for o caso viver na obscuridade e realmente obscuro.

O dom

Juvelino  tinha um dom de saber o que as pessoas pensavam. Não exatamente o que pensavam. Mas conseguia definir exatamente quando alguém estava mentindo, quando alguém estava sendo desonesto ou quando fazia um comentário sem ser exatamente o que pensava. Quando criança as primeiras percepções não lhe causavam nenhum impacto. Achava que aquilo era normal. Quando todos diziam que determinada pessoa era honesta e Juvelino sentia aquela sensação estranha... Logo sabia que havia algo errado...Já na adolescência isso passou em branco por causa de seus muitos afazeres. Vez ou outra quando algo estava muito errado.. sua sensibilidade lhe atormentava constantemente. Mas ele simplesmente ignorava.
Já adulto aquilo se tornou algo apurado e pesaroso.. Era horrível saber quando um elogio era falso ou quando alguém estava mentindo e isso,  fez com que ele se isolasse. Preferia estar sózinho em detrimento  da convivência com as pessoas. Desejou ardentemente ser uma pessoa comum. Não ligava se alguma mentira fosse vista como verdade. Já que a maioria das pessoas usava deste subterfúgio como forma de conseguir o que desejavam..  E saber o que as pessoas pensam na maioria das vezes é desagradável, dizia.
Quando fez 30 anos decidiu ser uma pessoa comum o que era difícil porque aquela sensação estranha sempre lhe atormentava.  Com o tempo porém, com muito esforço, conseguiu ver aquelas sensações como um desajuste a ser evitado e quando ela vinha ele logo dava um jeito de pensar em outras coisas pra não permitir que aquilo o pertubasse além da conta. Com o tempo conseguiu malograr sua própria percepção. Decidiu  que era um desajuste e o  que chamam de dom pode muito bem ser uma doença. Afinal no mundo onde as pessoas são individualistas e procuram sua própria satisfação. Ter o dom de saber o que as pessoas pensam  só pode ser um castigo...

sexta-feira, 18 de março de 2011

Mulheres que amam

Segundo a bíblia:  a mulher é o sexo mais frágil e o marido deveria amá-la como sua própria carne. Ou seja ninguém faz mal a sua própria carne.. Salvo se a pessoa não estiver bem psicologicamente.  E psicologicamente falando. Existem muitas mulheres que não desfrutam deste benefício e assim tentam comprar a felicidade. Mulheres que em nome do amor fazem sacrifícios exorbitantes. Isto seria aceitável
se os homens que despojam estas mulheres fossem bem intencionados. O problema é que eles se aproveitam desta fragilidade emocional para benefício próprio. Sugando tudo que elas tem de bom e não contentes com todo sacrifício em seu benefício,  tiram tudo que elas tem e depois vão embora explorar outras mulheres com a mesma carência.  Não tem explicação lógica para este comportamento, refiro-me a uma mulher se aproximar de um homem cheio de promessas de felicidade e  acolhê-lo. E ele com sua beleza,  charme e simpatia conseguir ludibriá-la,  fazê-la acreditar que é um príncipe encantado. Pior que isto não é um caso isolado. Tem acontecido muito. Não raro abrimos jornais e nos deparamos com mais uma vítima de um Dom Juan labioso que usa seus atributos para brincar com sentimentos de um ser tão especial.
Conta-se a história de um homem que  era muito rico e  tinha uma única filha. Esta era seu bem mais precioso. Por ser tão rico queria evitar a todo custo que  alguem que se aproximasse de sua filha fosse um oportunista. Então isolou-a da convivência comum com um único  propósito: resguardá-la de alguém mal intencionado. Ela não ia para escola,  estudava em casa. Professores cuidadosamente selecionados, lógico do sexo feminino.  Passeios? Só com o pai. Enfim, tudo que estava ao seu alcance o pai fez para que sua filha não se tornasse presa fácil de alguém que só se interessaria por ela pelo dinheiro. Mas a vida é cheia de surpresas e quando fez 21 anos seu  pai faleceu.. Ali estava uma menina inteiramente educada, profissionalmente capacitada, mas totalmente despreparada  para convivência no mundo dominado pelos homens... Principalmente os espertos. Aqueles que o pai fez tanta questão de afastá-los...Logo um destes se aproximou e tudo o que o pai temia aconteceu. Ironia, não? Conseguiu transferir todos os bens que o pai tinha deixado pra sua  conta e em poucos anos deixou a menina da redoma de vidro na situaçao que o pai tanto temia. Rs..
Moral da história:   Temer demais pode acabar induzindo você a estar de frente com o seu  maior temor.
e exatamente aquilo que você tanto teme pode vir em seu encalço como se o destino gostasse de tirar uma com sua cara. (mode feio de expressar mas com conteúdo)
Isto é um alerta para todas as mulheres que não foram amadas e nutrem em si uma carência de afeto que pode fazê-las vítimas se não souberem o valor do amor próprio.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Mesma fonte

Da sua boca saem conselhos valorosos
Da sua boca saem ofensas  inegualáveis
Da mesma fonte jorra sabedoria e tolice.
Depende se naquele dia me ama ou me odeia..

quarta-feira, 16 de março de 2011

Convivência

Um gato que vive entre leopardos
Pensará ser leopardo.
Um pato que vive entre cachorros
Achará ser um cachorro.
Um homem que vive entre iniquos
Se tornará iniquo
E o homem que vive entre sábios
Se tornará sábio
Uma criança que vive onde há amor
Amará.
Onde há ódio
Odiará.
Um homem que vive na senda dos orgulhosos
Ruminará...

Palavras

Uma velha cena me passa pela cabeça.
Palavras cortantes investidas contra o mar
Ecoa uivante
Não vão afetar

Palavras cortantes investidas contra seu semelhante
Com destino certo
Irão machucar.

Na coerência toda incoerência é subtração
E na razão toda lógica é calculada.
Numa velha cena
A culpa é desculpada
Ocultada por uma incoerência coerente.
Porque subtração calculada  é nada quando envolve o  coração

domingo, 13 de março de 2011

Onde quer que fosse.

Eu só queria estar com você não importasse onde. Tudo que queria é curtir sua companhia, dormir com você ao meu lado. Ter um pouco daquilo que foi meu tanto tempo e que  não dei valor. Mas os problemas, aquilo que nos aflige, aquilo que inunda nossos pensamentos com dúvidas, nossos pesadelos, nossos temores estarão conosco onde quer que estejamos.  Os velhos hábitos incoerentes desmororonados  já por tantas provas dadas, os interrogatórios inconsequentes que te torturam como nos tempos idos e amargados, as inquietações reveladas em  momentos inoportunos mostra o quão  difícil é um recomeço. Eu me engalfinhando com minhas dúvidas e despejando nos seus ouvidos já tomados de tantos temores, de tantas cicatrizes. Você já não suporta o velho perfil acusatório que te retorna a tempos que quer esquecer. Depenei insano todas as suas plumas de esperanças e despojei-te dos poucos sonhos que lhe restava. Aí, esparrama-se em lágrimas por eu não entender o que queres, qual suas pretensões. Suas lágrimas são como balas  que estilhaçam meu coração. Dilaceram os resquícios de esperanças que tinha, assopram aquela faísca remanescente,  mantenedora dos desejos planejados. Maldita disposição da dor que quando digo que não farei faço,  quando digo que vou mudar não mudo, quando digo que não pertubarei pertubo.
Então os 3 dias magnâninos que sonhei não dão fruto pelas próprias incoerências da minha razão. Mas eu só queria estar ao seu lado e fosse onde fosse. Num frenesi você quer ir embora. Então,  a grandeza do mar se insinua, apazigua ondas turvas do coração, apascenta as insinuações temerosas... Você se lembrará do badejo  puxado no alho (escrito com ch, rs) eu, me lembrarei deles como dias que estive ao lado da mulher, aquela que escolhi dentre tantas, daquela que a plenitude aparece só pela presença, aquela que a força do mar se dobra ..
Você ainda corrige os desmandos das minhas tolices mesmo querendo ir  permanece comigo apesar dos desmandos, dos desvareios , da perfomance tola.  Ainda me leva ao céu com uma refeição de leite e mel.  Extasiado, arrependido,  tão antagônico como querer  tanto agradar e  conseguir tanto desagradar.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Desilusão parte 1

Arredei-me, me arredei me arredei
Em mares desconhecidos
Procurando o sonho bom
Mas tudo estava escrito
Seria desilusão

Chegando ao meu destino
Solvido por expectativas mil
Esperei, esperei, esperei
Nada encontrei.
Tu partiras do Brasil

Desvendei matas verdejantes
Onde a novidade é comum.
Talvez mais tarde  encontrasse
Como num sonho incomum

Mas meu coração jazia infeliz
Sem rumo, sem asas, sem diretriz
Desabou em sobressaltos
Desespero falou alto
Perdi o equilíbrio
Destoei num precipício
Onde estou, onde estou, onde estou?
Em algum  canto um eco ecoou.

Voltar pro meu mundo
Voltar pra  um Porto Seguro
Usar serapilheira
Cortar a cabeleira
Viver o meu martírio
Desbastar  meu idílio

Transbordou a raiva
Ridicularizou o Paiva
Desci ao precipício
Baixou enguiço
Fui vituperado
Superestimado, esmiuçado

Agora sou Lúcio Flavio
Se bobear eu mato
Belo juízo


Discernimento

Ter capacidade para definir o que  é certo ou errado é muito abrangente devido ao portifólio moral e cultural de cada indívido.  Todos temos pontos de vistas e conceitos criados à base da educação, crença, e ambiente que vivemos. Nos simplesmente  não tomamos decisões ou  passamos a acreditar em determinadas coisas sem antes buscarmos em nossa biblioteca do conhecimento os meios necessários para analisarmos as questões e darmos o peso que resultará em uma idéia... Uma inclinação, e consequentemente o resultado daquilo que ponderamos. Quando se fala em discernimento estamos falando de uma qualidade especial de vermos   as coisas     como aparentam ser. Mas que não nos influenciam simplesmente por isso.

A qualidade do discernimento é essencial para não cairmos na tentação de julgarmos as pessoas  sem conhecimento de causa,  sem sabermos o  que leva as pessoas a tomarem determinadas atitudes.

Num conto,  em que um juiz tem que julgar duas pessoas que expõem seu ponto de vista, conclui  que ambos tem razão.. Porque cada um tem razão no seu ponto de vista.  Mas a ele cabe dar fim a questão, usando o discernimento.

Na vida, muito de nossos conflitos não fogem desta regra. Por acharmos que temos razão não arredamos pé de nossa posição. Assim casamentos são desfeitos, amizades se deterioram, ambientes de trabalho viram campo de batalhas. Havendo discernimento chegaremos a um ponto de equilíbrio. Afinal, não podemos  estar  certo o tempo todo e nem errado o tempo todo

Que busquemos esta qualidade imprescindível .

quarta-feira, 2 de março de 2011

Criança

Se você já não gosta de cachorro
O canto dos pássaros te irritam
Odeia os pombos
Você está com raiva do lugar onde mora
Dos vizinhos, do tempo,  de Deus.

Olhe para o rosto de uma criança
Verá a pureza, a docuçra, ,toda aquela meiguice
E se cair uma lágrima dos seus olhos
É porque não é tarde demais para você..
Ainda há esperanças

Se você quer uma opinião verdadeira
Se depare com uma criança..
Talvez elas não tenham muito conhecimento
Mas falarão com sinceridade

Se lhe falta um sorriso no rosto
É porque não tem convivido
Com a alegria ingênua da tenra idade
Com suas perguntas impactantes
Com suas cambalhotas desajeitadas
Com sua euforia contagiante
Com suas travessuras empolgantes
Com suas ardilezas hilárias

Se uma criança disser eu te amo
Esteja certo que é o mais puro dos sentimentos
Porque criança não guarda ressentimentos
Ela pode até ter medo, mas não guarda mágoas.

Uma criança consegue recuperar até o mais
Insensível dos homens
Porque dela emana a essência da vida, 
O tempero descomedido do viver
A proeza de suster um lar de alegria
A solicitude da candura
O feitiço das diabruras encantadas
O Recheio saboroso da descoberta
A essência daquilo que fomos
E o reflexo  do que deixamos de ser

Amar é...

Depois de ter ido ao inferno. Me desentender com os que ama por objetivos que achei que valia à pena.  Depois de entrar no ermo  escaldante de criaturas asquerosas, de sentimentos bisonhos.
Depois do coração apunhalado com palavras lúgubres, de verdades entranhadas no passado serem reveladas, e sem piedade trazer a tona aquilo que só eram desconfianças.  Esparramando um negrume espesso sobre meu coração  flagelando toda minha credibilidade, irremediavelmente.
Depois de  acomodar hospitaleiramente meus pesadelos no seu lar. Açoitar minha imaginação com horrores e estoicamente hostilizar todos os meus feitos.Verberar toda minha insignificância enaltecendo os deuses do passado com uma prostração incondicional.
Depois de macular os lençóis de seda, os travesseiros de bruma importadas, a cama de amores eternos,   de intimidades invioláveis.
Depois de expor insensivelmente o que sempre ocultou meticulosamente  e não decretar luto por alguém que te elevava ao Olimpo. 
Depois de repugnar a  mão estendida para teu socorro, as farpas retiradas com esmero, o zelo que consolava seus desafetos, os ouvidos que ouviam seus clamores, o coração que se esmigalhava com suas dores.
Depois de mostrar a insignificância de anos, de rotinas, de alegrias, de cumplicidades, de sofrimento, de compartilhamentos, de trocas.
Depois de se deitar ...
Depois de dividir...
Depois de ocultar...
Se pudesse fazer um pedido aos céus, um único, pediria por ti.

(Texto retirado do blog de Felipe Couto)

terça-feira, 1 de março de 2011

FELICIDADE

Todos nos temos o desejo de felicidade. Ela está intimamente ligada ao estado de alegria do nosso coração.  Anseiamos a felicidade e a procuramos através de diversas fontes: seja por intermédio do dinheiro, casamento, filhos, comida,  poder, filantropia, etc..  
O desejo inerente a felicidade é algo inato em nós. Talvez isso expresse todos os esforços do homem em encontrá-la.
Mas de onde deriva a felicidade? É possível encontrá-la?

O fato de a procurarmos não necessariamente quer dizer que a encontraremos,  como disse a felicidade é um estado de alegria do nosso coração de onde procedem nossas emoções. Assim é possível ser feliz com muito pouco e pode-se ser infeliz mesmo tendo muito.  Talvez se perguntasse quem é mais feliz? Um Grande empresário ou um homem que decidiu dedicar sua vida em benefício da humanidade? Talvez estejamos inclinados a opinar pelo último. Mas na verdade o mais feliz seria aquele cujo coração se sinta pleno com sua escolha. Porque a felicidade influencia todo nosso corpo, nosso semblante e toda nossa disposição.
A condição do nosso coração então é essencial para que alcancemos a felicidade. Talvez nos lembremos de muitas histórias onde pessoas queixosas se lamentam por tantas agruras que a vida lhes apresenta e outras tantas, de pessoas que mesmo diante de dificuldades conseguem ser agradecidas pelo pouco que possuem. Estas últimas tendem a encontrar a felicidade,  porque não baseiam a felicidade em grandes conquistas, mas sim na gratidão pelo que possuem e pela dádiva da vida. Não que isso seja o caminho para felicidade mas certamente é uma predisposição mais plausível de encontrá-la do que aquela em que há lamentação por cada ato que não dá certo...Como diria a estória do homem feliz: Se é rico, não tem o bastante; se não é rico  é por culpa de alguém. Se saudável, tem uma sogra indesejável. Se tem uma boa sogra,a enfermidade o infelicita..Enfim reclamações, reclamações.
Há enfim pequenos passos que podemos tomar para nos aproximarmos da felicidade.  A bíblia diz que há mais felicidade em dar do que em receber.. Quem de nós já não provou a veracidade deste texto. Também seremos mais felizes se nos contentarmos com o que temos e sermos agradecidos pelas nossas conquistas. Não sermos lamuriosos e cultivarmos um coração alegre e não nos abatermos diante dos reveses sempre tendo boa disposição pra se levantar caso caia.
Certamente no mundo atribulado de hoje é impossível encontrar felicidade plena, mas é possível encontrá-la se acreditarmos. Um homem feliz é aquele que tem um bom relacionamento com Deus, com seu próximo e consigo mesmo.