Em 14 de nisã, segundo calendario judaico comemorava-se a libertação do povo judeus das mãos do seu opressor, o Egito... Esta data celebrativa seria como recordação a sua libertade quando o povo conduzido por Moises atravessou o Mar vermelho alcançando a libertade.Desde então os judeus comemoram esta data Jesus Cristo sendo judeu também comemorava a páscoa. E foi neste ambiente que Jesus formalizou a comemoração de sua morte.Um novo pacto, segundo suas palavras. Algo que os cristãos deveriam fazer persistentemente até o estabelecimento do seu governo. "Persisti em fazer isso em memória de mim", ele disse. Para os cristão este lembrete seria tão significativo como foi para os judeus pois significava que através deste pacto Jesus estaria dando sua vida perfeita para remissão de nossos pecados. Isto fica claro quando lemos João 3:16 e Mateus 20:28
- João 3:16
- "Porque Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, a fim de que todo aquele que nele exercer fé não seja destruído, mas tenha vida eterna." (Tradução do Novo Mundo)
- Mateus 20:28
- "Assim como o Filho do homem não veio para que se lhe ministrasse, mas para ministrar e dar a sua alma como resgate em troca de muitos." (TNM)
Se para os Judeus era significativo porque os remia de uma escravidão desumana. Para os cristão atuais, o sacrifício de Jesus, significa perspectiva de redenção para toda humanidade. Um ato de amor inegualável do grande dador da vida, Jeová.. Pois, atraves da ressurreição do Cristo temos esperança da libertação do pecado e por fim de nosso maior inimigo: a morte
O Termo páscoa significa: passar por alto ou passagem..
Quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, a cultura pagã de festejo da Primavera foi integrada na Semana Santa. Os cristãos passaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Cristo. (wikipedia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário