Discernimento
Ter capacidade para definir o que é certo ou errado é muito abrangente devido ao portifólio moral e cultural de cada indívido. Todos temos pontos de vistas e conceitos criados à base da educação, crença, e ambiente que vivemos. Nos simplesmente não tomamos decisões ou passamos a acreditar em determinadas coisas sem antes buscarmos em nossa biblioteca do conhecimento os meios necessários para analisarmos as questões e darmos o peso que resultará em uma idéia... Uma inclinação, e consequentemente o resultado daquilo que ponderamos. Quando se fala em discernimento estamos falando de uma qualidade especial de vermos as coisas como aparentam ser. Mas que não nos influenciam simplesmente por isso.
A qualidade do discernimento é essencial para não cairmos na tentação de julgarmos as pessoas sem conhecimento de causa, sem sabermos o que leva as pessoas a tomarem determinadas atitudes.
Num conto, em que um juiz tem que julgar duas pessoas que expõem seu ponto de vista, conclui que ambos tem razão.. Porque cada um tem razão no seu ponto de vista. Mas a ele cabe dar fim a questão, usando o discernimento.
Na vida, muito de nossos conflitos não fogem desta regra. Por acharmos que temos razão não arredamos pé de nossa posição. Assim casamentos são desfeitos, amizades se deterioram, ambientes de trabalho viram campo de batalhas. Havendo discernimento chegaremos a um ponto de equilíbrio. Afinal, não podemos estar certo o tempo todo e nem errado o tempo todo
Que busquemos esta qualidade imprescindível .
Nenhum comentário:
Postar um comentário