someone lyke you

terça-feira, 1 de março de 2011

FELICIDADE

Todos nos temos o desejo de felicidade. Ela está intimamente ligada ao estado de alegria do nosso coração.  Anseiamos a felicidade e a procuramos através de diversas fontes: seja por intermédio do dinheiro, casamento, filhos, comida,  poder, filantropia, etc..  
O desejo inerente a felicidade é algo inato em nós. Talvez isso expresse todos os esforços do homem em encontrá-la.
Mas de onde deriva a felicidade? É possível encontrá-la?

O fato de a procurarmos não necessariamente quer dizer que a encontraremos,  como disse a felicidade é um estado de alegria do nosso coração de onde procedem nossas emoções. Assim é possível ser feliz com muito pouco e pode-se ser infeliz mesmo tendo muito.  Talvez se perguntasse quem é mais feliz? Um Grande empresário ou um homem que decidiu dedicar sua vida em benefício da humanidade? Talvez estejamos inclinados a opinar pelo último. Mas na verdade o mais feliz seria aquele cujo coração se sinta pleno com sua escolha. Porque a felicidade influencia todo nosso corpo, nosso semblante e toda nossa disposição.
A condição do nosso coração então é essencial para que alcancemos a felicidade. Talvez nos lembremos de muitas histórias onde pessoas queixosas se lamentam por tantas agruras que a vida lhes apresenta e outras tantas, de pessoas que mesmo diante de dificuldades conseguem ser agradecidas pelo pouco que possuem. Estas últimas tendem a encontrar a felicidade,  porque não baseiam a felicidade em grandes conquistas, mas sim na gratidão pelo que possuem e pela dádiva da vida. Não que isso seja o caminho para felicidade mas certamente é uma predisposição mais plausível de encontrá-la do que aquela em que há lamentação por cada ato que não dá certo...Como diria a estória do homem feliz: Se é rico, não tem o bastante; se não é rico  é por culpa de alguém. Se saudável, tem uma sogra indesejável. Se tem uma boa sogra,a enfermidade o infelicita..Enfim reclamações, reclamações.
Há enfim pequenos passos que podemos tomar para nos aproximarmos da felicidade.  A bíblia diz que há mais felicidade em dar do que em receber.. Quem de nós já não provou a veracidade deste texto. Também seremos mais felizes se nos contentarmos com o que temos e sermos agradecidos pelas nossas conquistas. Não sermos lamuriosos e cultivarmos um coração alegre e não nos abatermos diante dos reveses sempre tendo boa disposição pra se levantar caso caia.
Certamente no mundo atribulado de hoje é impossível encontrar felicidade plena, mas é possível encontrá-la se acreditarmos. Um homem feliz é aquele que tem um bom relacionamento com Deus, com seu próximo e consigo mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário