Para construir um tijolo ou qualquer coisa que será construída em série é necessário um molde – um padrão - uma simetria que equivale a um modelo, aquele que dará origem a outros, muitos outros - com mesmo tamanho, dimensão, altura ... Vale ressaltar que fora do padrão: lixo, descarte.
Isto me lembra algo bem mais sério ou bem mais contundente do que um tijolo. Se bem que a questão pode ser bem relativa. De alguma forma pra tudo temos um molde algo que nos baseamos e que chamamos de certo...Então, pode ser que haja algo errado neste mundo, digamos, algo fora do molde. Esqueceram de falar pras pessoas que orgulho não é força e que altivez não é qualidade.. Esqueceram de falar que boas maneiras ainda se enquadram naquilo que esperamos delas e que demonstrar afeição, carinho, empatia não é fraqueza... Mas parece que as pessoas estão decididas a não galgarem pelo molde apresentado como correto, criaram seus próprios padrões: Talvez da conveniência, do favorecimento, da benesse – tipo: 2 pra mim 1 pra você... numa conta matematicamente incorreta e de benefícios próprios.. num mar onde cada um, puxa a sardinha pro seu lado.
O que acontece? Está bem, certo, vivemos num mundo competitivo onde aqueles que se dão bem (entre aspas) são aqueles que são impetuosos, arrojados, dinâmicos e desprovidos de sentimentos, um quadro perfeito de um ótimo profissional mas um péssimo ser humano. Então de que lado da balança ficamos? Ótimos profissionais, mas péssimos pais, péssimos companheiros, péssimos amigos?
Digamos que esquecêssemos o molde do que é certo como viveríamos? Pare por um instante e reflita... Refletiu? .. Sério, reflita. Pense como seria se aquilo que achamos sentimentos ultrapassados deixasse de ter peso em nossa consciência. Se não nos ressentíssemos de ver uma criança pedinte na rua, se não nos compadecêssemos de alguém que perdeu sua casa numa catástrofe inimaginável , se escarnecêssemos daqueles que confiam em nós: filhos, amigos, sócios.... E se nosso umbigo fosse nosso único foco?
Talvez hoje nosso espelho nos assuste ou não, sei lá!!! As pessoas estão tão mudadas.
É, ... talvez orgulho seja força e altivez seja qualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário