A mão
Nossas mãos são belos instrumentos de altíssima precisão. Com elas podemos colocar linha numa agulha, manusear um machado, pintar um retrato ou tocar piano. Além disso, elas são muito sensíveis. Um leve toque basta para identificar o que é papel, madeira, metal, pele, pelo ou água. Sem dúvida, nossas mãos são muito mais do que ferramentas para pegar e manipular objetos. Elas também nos ajudam a entender o mundo ao nosso redor, além de ser um meio de expressar amor e carinho.
O que torna nossas mãos tão hábeis, expressivas, sensíveis e versáteis? Analisaremos quatro dos muitos fatores envolvidos.
As duas mãos possuem um total de mais de 50 ossos, ou seja, cerca de um quarto de todos os ossos do corpo. O conjunto complexo das partes da mão — ossos, articulações e ligamentos — resulta numa extraordinária flexibilidade.
A mão possui um polegar, oponível aos outros dedos, que é sustentado por uma articulação selar — uma engenhosa junção de duas superfícies em forma de sela que mantêm ângulos retos uma em relação à outra. Essa articulação, em conjunto com músculos e outros tecidos, dá ao polegar incrível flexibilidade e força.
Três conjuntos de músculos controlam a mão. Os dois conjuntos mais fortes — os extensores e os flexores — ficam no antebraço e controlam os dedos por meio de tendões. Se esses músculos estivessem na mão, ela ficaria volumosa e difícil de ser controlada. O terceiro conjunto, que é muito menor e fica dentro da mão, dá aos dedos precisão de movimentos.
Nossos dedos funcionam como sensores precisos — nas suas pontas, existem cerca de 2.500 receptores em apenas 1 centímetro quadrado. Além disso, os receptores são variados, cada tipo com uma função específica, o que nos possibilita sentir textura, temperatura, umidade, vibração, pressão e dor. Por isso, podemos dizer que o dedo humano é o sensor de toque mais sensível de que se tem conhecimento.
Por que nossas mãos são tão versáteis?
1 - controle Muscular
2 - Articulaçao Selar
3 - Ossos complexos
4 - Toque sensível
OBS. Retirado de Despertai...