someone lyke you

sábado, 24 de março de 2012

Quando se está só

Quando você está sozinho. Tudo que se espera é uma boa companhia Alguém que lhe estenda a mãe, esteja presente naquele momento difícil, que lhe ampare quando você desabar.
Conheço um grupo de pessoas que são treinadas para praticar o amor. Dedicam horas e horas de suas vidas aprendendo a amar seu próximo, aprendendo não levar em conta o dano, não ser parcial, ser bondoso, se colocar no lugar do outro pra não cometer injustiças, ter empatia... Palavra tão parecida com simpatia, mas com uma expressividade tão vivaz, tão necessária nos dias de hoje e cada vez mais rara.
Um dicionário simples define empatia como: Tendência para sentir o que sentiria outra pessoa caso estivesse no seu lugar. Já a simpatia, é um sentimento de afinidade entre 2 pessoas.. Na empatia você se compadece se necessário, estende a mão se preciso, se alegra na alegria, chora nos reveses. A empatia especialmente bem vinda quando se precisa de cuidados... Vivemos numa época onde as coisas só acontecem quando há interesses. E não raro, as pessoas descartam aquilo que não lhes traga benefícios. Nestes casos, a empatia é como um copo de água gelado num dia quente de verão.
Diria então que ter empatia é ir contra a corrente da tendência dos dias atuais. O diferencial das pessoas que ainda a cultivam é que elas mantém viva qualidades muito desejáveis e tão necessárias quando estamos sozinhos e parece que vamos sucumbir. Daí, aparece uma mão que vem do nada e lhe levanta do chão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário