Ouvido obtuso... Talvez a melhor maneira de explicar o que seja ouvido obtuso é relembrar uma velha brincadeira de criança... Nesta brincadeira, forma-se uma fila indiana e coloca-se 3 cores diferentes no chão. Na ordem do locutor muda a fila para a cor solicitada. O locutor fala verde, e a fila muda para a cor verde, . Azul, e a fila muda para a azul...Amarelo, assim por diante. A brincadeira fica interessante conforme a habilidade do locutor que tenta ludibriar os participantes a fim de que confundam as cores... Depois de algum tempo, seu ouvido escuta perfeitamente a cor indicada mas, já confuso pela chamada constante e alternada, acaba confuso e mudando pra uma cor que não foi solicitada.. Assim é eliminado.A brincadeira segue, até que só reste um . Ouvido obtuso seria então, ouvir uma informação e não conseguir executá-la. Mesmo sabendo que seria o certo a se fazer...
Olhos Altaneiros... Como expliquei com uma referência, nada justo que use outra para explicar o significado de olhos altaneiros... Você provavelmente já ouvir falar de Pedro Malazarte..um personagem esperto e aventureiro do folclore nordestino. Conta-se que numa ocasião, ele precisava de um cavalo para sair de sua cidade para chegar a um vilarejo distante, onde haveria uma grande festa de São João.. Pensou, pensou, até que arrumou uma forma de enganar algum cavaleiro que viesse pela estrada... Ficou horas esperando até que avistou de longe um cavaleiro que se aproximava. Então conforme tinha elaborado, tirou seu chapéu, colocou sobre um esterco de vaca que estava por ali.. E ficou sentado sobre o chapéu como se segurasse alguma coisa muita preciosa, exatamente onde o cavaleiro passaria. Quando o cavaleiro viu a cena, ficou muito curioso para saber o que aquele homem segurava com tanto ardor. Então Malazarte lhe explicou que se tratava de um pássaro muito raro que ele por dias esperava o momento certo para pegá-lo.. Mas que agora se encontrava numa situação embaraçosa, pois não tinha uma gaiola pra prender o pássaro e vendê-lo na cidade. Logo o homem ficou interessadíssimo em saber quanto valia o pássaro... Ah, moço muito dinheiro, com este dinheiro posso comprar mais de 40 cavalos, disse o malandro. O homem começou pensar no que poderia fazer se todo aquele dinheiro fosse dele... E quanto você quer por este pássaro? Falou o cavaleiro... Ah, moço posso vender não. O Sr não teria dinheiro pra pagar não? –Retrucou o malandro... Mas... disse ele.. O Sr. Pode ficar aqui segurando meu pássaro enquanto eu vou em casa pegar a gaiola....Quando voltar vendemos o pássaro e lhe dou metade do dinheiro... Ao cavaleiro parecia razoável. E o trato foi feito...Passaram-se horas e o homem ali pensando no que faria com sua parte..Pelas vantagens que imaginou que teria não imaginou que tudo aquilo era um malogro.
Muitas vezes deixamos de ouvir advertências importantes porque simplesmente não queremos acatá-las embora saibamos que não escutá-las acarretará em dor..Em outras permitimos que nossos olhos vejam coisas grandiosas demais e ignoramos os perigos que possam aparecer bem diante de nossos olhos..
Então evite que seus ouvidos sejam obtusos em seus olhos altaneiros..
Muito interessante o artigo, gostei muito bem edificante.
ResponderExcluirMuito interessante proveitoso uma boa lic
ResponderExcluir