AS PESSOAS MENTEM.. Isso é comum. Nos usamos o subterfúgio da mentira muitas vezes pra não magoarmos as pessoas , pra nos safarmos de alguma situação embaraçosa ou para nos livrarmos de alguma punição.. .. As vezes maquilamos a mentira por ocultá-la.. Por não trazê-la a tona evitamos que um pensamento errado se manifeste. Adaptamos-nos a mentira, porque ela nos livra de explicações, de responsabilidades, de questionamentos, dizia um psicólogo a uma mãe que acabara de descobrir que seu filho era drogado e que escondeu isto por anos. Não raro nos confrontamos com a mentira. Seja ela uma pequena mentira inocente até aquelas que são devastadoras. Num relacionamento aprendemos que a mentira nos beneficia de varias formas e passamos a usá-la como uma porta de fundo, onde podemos cometer pequenos delitos s e desfazê-los através de palavras.. A mentira constitui um erro de personalidade gravíssimo, e as pessoas que se utilizam dela , demonstram grande desrespeito com suas vítimas.. Porque se você mente pra se livrar de um problema , transfere as conseqüências a outro que ira pagar por sua mentira..
Se você a usa pra se safar de um ato embaraço estará demonstrando falsidade a quem confiou em você.. E quando isto vier a tona.. Causará grande dor... Como pode ver a mentira é um paliativo com tremendas seqüelas nocivas..,Há um ditado que diz que não deveríamos nos preocupar com as grandes pedras no caminho, porque estas, vemos e desviamos .Mas sim com os pequenos obstáculos, estes não enxergamos , tropeçamos e caímos... Sim, se nos adaptamos a contar pequenas mentiras, acredite, também falaremos quando o assunto for delicado. Provavelmente já ouviu falar que, quem rouba um clipes roupa um carro.. . Pode-se considerar o mesmo processo com a mentira.. Acredite, ao usarmos a mentira como meio de nos sairmos bem, causamos grande dano a pessoa inocente que as vezes só precisa da verdade pra poder seguir em frente. Pra se livrar de uma aflição atormentadora... Tanto as grandes como as pequenas mentiras demonstram falta de consideração . Imagine o caso de uma mulher que foi fazer um teste de HIV despreocupada, e quando soube d o resultado descobre que o marido que tanto confiava lhe aplicou um grande golpe. Ou quando uma mulher que dizia ir ao cabeleireiro é pega por um amigo na companhia de outra pessoa... Um filho que dizia estar fazendo um curso quando na verdade estava num grupo de amigos puxando drogas... Quem mente jamais acredita que ela será descoberta. O problema , é que sempre é... E geralmente as conseqüência s da verdade descoberta é dor, sim, muita dor.
Se permita um momento de reflexão e se pergunte como está sua vida com a verdade. Se por acaso notar que suas regras em relação a isso andam um pouco desvirtuada.. Pense seriamente em mudar isso.. A verdade em certas circunstâncias vai doer, mas será menos dolorosa que uma mentira prolongada que macule sua imagem e a imagem de quem é inocente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário