someone lyke you

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Dia Triste


Hoje muitas coisas irão acontecer aleatórias a minha vontade.. Faço um quadro mental dos fatos e isso aos poucos vai me deixando triste... Fico nostálgico do passado, coisas que fiz que culminaram na minha situação atual... Novamente viajo a frente dos acontecimentos e vejo a ansiedade de alguém que espera ansiosamente a presença de outra.. . A euforia de ir à rodoviária esperar seu amado.  Existem aqueles que viajarão para encontrar seus parentes queridos. Muitos irão viajar procurando um lugar mais calmo pra  aliviar o estresse da rotina cansativa. Posso ver perfeitamente cada movimento,  cada detalhe,  sorrisos despendidos junto ao celular, a ansiedade expressada, tudo movendo a pessoa  a um  futuro almejado... Eu sou parte do passado triste de coisas a serem esquecidas.  Olho o dia lá fora e vejo que ele está comigo na minha tristeza,   cinzento, nebuloso.. Ele só difere porque minha amargura parece maior porque sou muito egoísta. Sou muito extenso nos meus sentimentos.   Dor excruciante alfineta meu coração incessantemente e mesmo que alguém por empatia a compartilhasse ainda assim não traria alivio, porque enquanto ela vive,  eu morro cada manhã, cada segundo, cada hora... O sorriso que ela expressa tão radiante ao lado de outro, é uma faca cravada e retorcida no meu peito... Ela segue nas nuvens, vivendo Romeu e Julieta e eu vivendo Otelo em sua trama diária de conluios e traições.
Sou algo ruim a ser esquecido ele o antídoto renovador de esperanças, elixir  para alívio da alma.
Hoje a noite tudo se concretizará em verdes campos onde o sonhador verá o desfecho de vidas entrelaçadas num enredo tramado e assinado por algum diretor de renome. Eu permanecerei anônimo diante dos fatos. Eles não deixarão de acontecer por minha insana vontade. Um renovado ciclo iniciado, exige que portas de um velho  sejam fechadas.
Hoje me bateu esta tristeza inesperada porque sei o que os feriados proporcionam para quem está distante. E este presságio, especialmente hoje, conhecedor dos acontecimentos e dos fatos pode prever.   Os feriados apertam meu coração porque eu cada vez mais distante, mas o faz cada vez mais presente. Nesta retórica é  fácil entender que ninguém é de ninguém, mas quando o coração quer, procura e acha, passando por cima da história,  de dialetos, conclamações, vontades. Ele é rebelde e não enxerga a razão.
Sim, sou o passado a ser esquecido, lembrado em uma simples frase: Segue sua vida. Hoje vão acontecer muitas coisas aleatórias a minha vontade. Eu sou o telespectador em densas nuvens. 

quinta-feira, 26 de abril de 2012

1 Item da Esperança


Esperança é o sustentáculo de nossas motivações, sem a devida motivação, não temos disposição,  sem disposição não temos  o que nos leve a ação..Assim, quando acaba a esperança, acaba tudo . Sem esperança não há mais razão de ser . Já não temos vontade de tentar, não temos força , não temos interesse em se expor,  em esmurrar o mundo, lutar contra nossos princípios, falar, escutar. . Perdemos o interesse, perdemos o viço.
Quando alguém mata nossa esperança, não temos mais aquela garra que nos impulsionava. Ligar, pra que? Conversar? Não faz sentido. Tudo que ouviremos são rótulos, desculpas, recomendações impróprias para o coração,  como : segue sua vida. .Segue sua vida? Fico  estagnado nesta frase,  não consigo sequer entendê-la.  Ela me parece tão despretensiosa, tão sem preocupação com o outro, tão sem esperanças...

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Dizem


Dizem que todos nós temos um jardim emocional que é regado pelas lágrimas..Quando nossas lágrimas são de alegria depositamos ali  uma semente. O mesmo acontece quando ficamos infelizes.  Mas estas lágrimas não são apenas pelo nosso estado de espírito baseado em felicidade ou infelicidade e sim também  por outras virtudes como: altruísmo, empatia, amor, compaixão e na outra ponta: a inveja, traição, desprezo.  Quando você ama e chora de saudade, aquela saudade gostosa da ausência,  produz em seu jardim emocional uma rosa. Quando você chora pela dor que alguém está sentindo produz  uma margarida que com suas pétalas brancas, talvez representem a esperança de coisas melhores. Quando você se compadece com uma criança desamparada, um pedinte, uma criança maltratada, nasce  um crisântemo,  porque talvez deseje que numa variedade de cores, todo sofrimento no mundo inteiro se extinga. Quando você demonstra empatia e chora de alegria, tristeza ou se amolda a qualquer emoção que outro ser humano sinta em comunhão a ele, produz girassóis que de uma forma ou outra, sugere vida, bondade, prosperidade. Mas o sentimento que mais colore seu jardim emocional é o amor, seja ele definido como: Ágape, Eros,  Filia. Este produz uma variedade de flores incomparáveis, lírios do campo viçosos, orquídeas deslumbrantes, lótus de todos as cores. Lindas formações ornamentais e indescritíveis. Talvez comparados aos jardins suspensos de Babilônia.
 Existem aquelas pessoas que  não produzem  diversidades coloridas no seu jardim  emocional. São aquelas que choram a dor de uma pessoa tomada pela morte, que choram pelas fatalidades da vida, alegrias sem muitas dimensões, emoções controladas. A estes,  cabe um jardim de gramíneas simples, não muito vistosas mas que lhe permite ter uma sensação de liberdade, de perspectivas abertas,  para produzirem tanto um lindo jardim como seu oposto, ou  mesmo manterem aquela savana emocional onde se pode andar livremente. Destes,  não há muito o que  dizer porque destes pouco sei.
Enfim, quando as lágrimas produzidas são provenientes do resultado de um desafeto, no seu jardim emocional, nascerão  ervas daninhas, estas crescerão  com outras variedades de flores que plantou . E tirarão a beleza dele.
Quando você entra num desentendimento com alguém a ponto de usar palavras ásperas   seu coração ficará  cheio de ira e as lágrimas que regarão seu  jardim produzirão cactos que dão a sensação da agressividade, e embora acumulem água  dentro de si,  o que se vê são os espinhos, estes por sua vez sufocam as flores do seu jardim emocional impedindo que cresçam. Mas,  nada é  pior do que a traição. Seja ela de qualquer natureza. Esta produz abrolhos estes denotam todo tipo de sofrimento, desgosto, tristeza, ressentimento... A traição abarrota seu jardim emocional ao ponto de não ter mais espaço para mais nada. Então se as lágrimas continuam existindo, seu jardim se tornará, uma espécie de emaranhado de  plantas espinhosas, de tamanhos exagerados, de formas descomunais, folhas desgrenhadas, raízes retorcidas. Uma visão do inferno. As flores produzidas durante uma vida inteira ficam sem  vida e morrem. Só fica aquela visão medonha,   de formas horrendas. Horrível de se ver.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Sou Mal


Todos os dias agradeço a Deus por saber que sou uma pessoa ruim.. Sim, pode soar estranho esta afirmação, mas estou cônscio disso. Sei que sou pecador, e que a maioria das coisas que deveria ou anelo fazer bem feitas, não faço,  que sou inseguro e isso me torna uma pessoa desconfiada, que retruco indevidamente mesmo quando  estou errado, que sou ciumento e por isso sobrecarrego  as pessoas que amo...Que sou relaxado, desorganizado e outras coisas que fazem de mim o que sou.. . Certamente olho para outras pessoas e não consigo ver tantos defeitos.  Lógico que isso me incomoda..
 O fato de saber dos meus erros não me fazem  uma pessoa melhor. Então o que pode fazer? Como posso conseguir ter uma vida melhor e  aprender com  meus erros?  Eu posso superá-los e me tornar uma pessoa melhor?
Quando criança ouvia aquela estória da luta do bem contra o mau. Que dentro de nós há 2 animais lutando contra si, um representa o bem e o outro o mal.. E o clímax da história era quando era feita a pergunta: E Qual dos 2 vai vencer?  E a resposta : Aquele que você alimentar melhor..  Esta estória nos acompanha pela vida toda, porque sempre nos encontraremos no dilema de ter que opinar entre fazer o certo e o errado. 
Companhias (más companhias estragam hábitos úteis)
Uma da coisas que pode tornar-nos  pessoas melhores   são as companhias. Vivemos diariamente com várias tipos de pessoas e cada uma delas  com  conhecimento, cultura, pensamentos diferente dos nossos...Geralmente isso não nos influencia em nada. Mas, quando estas pessoas se tornam mais íntimas tendem a influenciar a forma que pensamos e até mesmo a forma de agirmos...  Então uma das maneiras de você se tornar uma pessoa melhor e escolher as pessoas que entrarão no seu círculo de amizade.
Pedro um jovem de 18 anos tinha um grupo de amigos que não pensava muito nas suas atitudes e quando estava em grupo mexiam com as mulheres, xingavam palavrões, fumavam droga. Eu não gostava nada disse, dizia Pedro. Mas quando estava no meio do grupo não pensava muito nas conseqüências.
Assim com Pedro conheci Ester,  uma mulher linda, bem casada. Devido a separação ela teve que trabalhar e neste caso passou a ter convivência com pessoas diferente daquelas da qual estava acostumada ...Sempre fora seletiva quando suas amizades, mas agora nesse novo ambiente de trabalho, fugia-lhe o direito de escolha...  Nesta nova convivência profissional Ester percebeu o quanto ela era antiquada, esquisita diante daquelas pessoas que falavam abertamente sobre sexo,  das suas  traições aos maridos, de como gostavam da variedade de parceiros... Com  o passar do tempo aquelas conversas que chocavam Ester , passaram a não ter tanto efeito negativo e ela passou até gostar de ouvi-las....Sentia  vontade de experimentar aquelas novas experiências, concluiu Ester..

Família...   (Vínculo perfeito de união)
Item que acho essencial é a união familiar e seus valores... Todo pai almeja o melhor para seus filhos e é  no seio familiar que aprendemos a conduta pra uma vida inteira. No Lar que recebemos amor, princípios morais, noções de empatia, a respeitar os direitos alheios..  Todo embasamento moral e cívico, recebemos diretamente daqueles que nos educam desde a tenra idade, nossos pais. E até a forma como nos limitam influenciará  em nossa conduta quando assumirmos nossas próprias famílias...

Rafaela dizia que sempre que ia ao mercado queria uma nova boneca.  Como o pai não podia comprar, a mãe sempre lhe dava um beliscão quando ela começava pedir.

Mais leveza

Ver a vida com mais leveza... Conheço algumas pessoas que já entraram na terceira idade e todas elas dizem que deveriam ter exigido menos das pessoas ,  deveriam ter levado  a vida com mais leveza... Suponho que isto queira dizer, trabalhar menos,  investir  em relacionamentos e não em negócios.. Lógico que precisamos do dinheiro pra viver, mas não precisamos viver pra ter o dinheiro...
Eu tenho imóveis, carro do ano, fazendas, mas tudo que queria era o amor da minha esposa, dizia certo homem, depois de conseguir tudo isso.

Nâo faça  aos outros o que nao gostaria que fizessem a você..

Fazer aos outros  o que gostaria que fizessem pra você.. Sim, se você não gosta que gritem com você, então não grite com outros. Se cultivarmos bem a lei áurea estabelecida por Jesus, certamente erraremos menos... Antes de fazermos qualquer coisa deveríamos nos perguntar. Se alguém fizesse isso comigo eu aprovaria? Se achar que não, então,  tão pouco o faça...

segunda-feira, 23 de abril de 2012

tumblr

Agora estou no Tumblr... Visite....

Apolo e Dafine

Eu te entendo Apolo
Dentre os soberanos
A dor que mais causa dano
É a dor do Amor
Sofri, persegui, insisti
Dafine,  Clamou!
O dolo é o consolo
Apolo chorou.

Atravessei Megido
Entre mortos e feridos
Meu Armagedom
Cravos dilacerados,
Sonhos dizimados
Cinzento tom

Aquele que usurpa
Irá sucumbir
Tesouros ocultos,
Panacéia,  um vulto
Diante de mim.

Apolos gemem
Dafines ecoam
O amor se consome
No Armagedom.
Carnificina,
Aves de rapina
Saboroso pão

O Troféu sobre a mesa?
Lembranças.
A desonra risonha?
Veneno de peçonha
A paga. afaga o conluio
Eis ai, meu cabedal.







































domingo, 22 de abril de 2012

Navegar é Preciso


Tribulantes deste nau
Vamos navegar,
 Acomodai-vos já...
 navegar é preciso.

 A vida passa de repente
 Entre negrumes e clarões
 A penumbra entrementes
Vidas vem e vao

 Navegar em turvas aguas
 Adoece o coraçao
Quem disse que nao acaba
 O mar de ilusão.

 O amor naufragou
Socorre-me Poseidon
A fera que ataca.
 O amor usurpou.

 Preciso navegar,
 Porque viver
 Nao fo possivel
 Pra ela enxergar.

O barco
 Meu coraçao
Nao aguenta  tanta tormenta
Procuro aguas tranquilas
Esta nau nao aguenta.

 Nao, nao... Eu nao preciso
 Navegar é preciso
Viver não é preciso.

sábado, 21 de abril de 2012

Crimes Passionais...

OBS... Fatos relatados sao meramente fictícios...
 Naquela pequena  cidade houve acontecimentos que chamaram atençao de todos... Entao, certa rede de tv chamou especialistas para debateram o  porquê aconteciam crimes passionais.Dentre estes especialistas, um notoriamente chamou atençao. Quando a  entrevistadora perguntou ....Quem ama mata? Naturalmente movido pelo que ouvimos falar, ele frustrou os ouvintes ao responder: "Bom, isto depende. Todo mundo tem sua dignidade e quando a pessoa sente que de alguma forma ela foi violada pode agir desarrazoadamente. Uma pessoa quando traída pode se sentir humilhado, traido, menosprezado...Neste caso ele perde a boa disposiçao da razao , porque a traiçao machuca tanto que corroi seus ossos e seus pensamentos. Nada dá o direito de se tirar uma vida, mas nada dá direito de uma pessoa que viveu com vocë..., mentir, enganar.ludibriar, escarnecer." Conclui ele.
O fato de tal polêmica tomar proporçoes alardeantes, nao foi a questao em si,  mas a forma que suas pronunciaçoes atingiram a sociedade . O crime em si é hediondo em qualquer instância, mas ainda assim fica latente a questão do direito a vida e a morte que alguns tomam pra si.
Silvia morreu, vítima do seu marido quando descobriu que ela tinha outro.. Parece cruel que um homem dantes tão bom, tome uma posiçao destas.. Ninguem se importou em quais motivos levaram ele a fazer isto.. Enquanto ele trabalhava a mulher levava o amante pra dormir na sua cama. Ele saia por uma porta, o amante aguardava um tempo seguro, depois ia ter com a mulher...
 Noutra situaçao.. Daniela uma moça pacata, vitimou seu marido, ninguém entendeu ou achou que ela pudesse tomar uma atitude destas.. Todavia descobriu-se que o marido, sustentava a amante, vivia reclamando dos gastos de Daniela, mas para amante nao havia comedimentos..
Osvaldo que atirou 5 vezes contra o recem casal conta em inquerito o que o levou  fazer isso: Enquanto eu trabalhava, minha mulher e seu namorado faziam compras no shopping. Ela comprava roupas pra ele e quando chegava a fatura, dizia que tinha comprado roupa para seus familiares... Quando descobri, ela me chamou de corno e burro e falou que nao era homem pra ela, que o namorado era muito melhor de cama que eu.. Fiquei enfurecido e só queria vingança, disse ele...
Dorival foi embora de casa,  deixando a mulher . Dois dias depois ele já estava com outra mulher, vivendo sua nova vida. Cheio de alegria. Postando na internet como estava feliz com sua nova mulher.. Nao se importou com minha dor, dizia ela.. - Nesta mesma semana, voltou em casa pra pegar coisas que eram nossa pra sua nova casa, dizengo que nao podia comprar outros... Nao aguentei... Era humilhante demais... Ana solicitou que o marido saisse de casa porque realmente ja nao dava para viver com ele.. Fizeram um acordo pra que ambos não se sentissem prejudicados.. Ele pagaria o aluguel ela deixaria o carro com ele.. Depois de 2 semanas o acordo foi quebrado, ela exigiu o carro e que ele continuasse pagando o aluguel, pra piorar a situaçao, nao cumpriu o acordo de entregar seus pertences.. Quando descobriu que ela estava morando com outro,  na casa onde ele ainda pagava o aluguel, disse:Tinham me dito que ela estava com outro, entao ligava pra ela pra me dar explicaçoes e ela nao me atendia, mas depois de ve-la no Facebook com seu novo namorado, um mês apos nossa separaçao,  nao pude aguentar porque certamente isto já vinha acontecendo há muito tempo. Todo mundo já sabia, menos eu.. .
Nestes casos a crassa falta de respeito de ambas as partes , um porque faz o papel de Deus tomando pra si um direito que não seu, o direito a vida. Não cabe ao homem dispor de justiça com suas mãos, baseado naquilo que egoisticamente ele ache ser justiça. A vingança cabe a Deus, diz a bíblia, ele tem o crédito e os méritos pra dar e receber, impugnar e pugnar, baseado na sua superlativa capacidade.. Por outro lado a vítima não cabe o direito ao desrespeito ou provacaçoes ou mesmo libertinagens, insinuaçoes que mostrem alguma debilidade ou superioridade entre o ex e o atual relacionamento.Relata-se que na maioria dos casos passionais existe algum tipo de provocaçao que desencadeia uma atitude irracional . Seja qual for o caso, a bíblia nos adverte que viveríamos num tempo crítico e difícil de manejar, onde as pessoas seriam mais amantes de prazeres do que amantes de Deus, seriam egoistas, blasfemadores, nao dispostas a acordos.... Isto certamente nos posiciona exatamente no tempo que estamos vivendo..

sexta-feira, 20 de abril de 2012

DEPOIS - MARISA MONTE

Depois de sonhar tantos anos,
De fazer tantos planos
De um futuro pra nós
Depois de tantos desenganos,
Nós nos abandonamos como tantos casais
Quero que você seja feliz
Hei de ser feliz também

> Depois de varar madrugada
Esperando por nada
De arrastar-me no chão
Em vão,
Tu viraste-me as costas
Não me deu as respostas
Que eu preciso escutar
Quero que você seja melhor
Hei de ser melhor também

Nós dois
Já tivemos momentos
Mas passou nosso tempo
Não podemos negar
Foi bom
Nós fizemos histórias
Pra ficar na memória
E nos acompanhar
Quero que você viva sem mim
Eu vou conseguir também

Depois de aceitarmos os fatos
Vou trocar seus retratos pelos de um outro alguém
Meu bem
Vamos ter liberdade
Para amar à vontade
Sem trair mais ninguém
Quero que você seja feliz
Hei de ser feliz também
Depois