someone lyke you

quinta-feira, 18 de julho de 2019

APRENDENDO COM OS ANIMAIS





Era uma fonte de água de uso em comum. Ali todos os animais matavam sua sede... E não porque existia um pacto de boa vizinhança. É que  havia um certo respeito com a hierarquia definida pela periculosidade...Assim não dá pra imaginar que uma zebra fosse tomar água no exato momento em que tomava o leão... As hienas que andam em bando, talvez teriam alguma supremacia... e os animais carnívoros sobre onívoros e estes sobre os vegetarianos.. Exceto claro os elefantes.. e aqueles cuja água é meio que o habitat natural... Para estes , os aquáticos, vale um lembrete existem os carnívoros aquáticos  que não por acaso usam a distração do saciar a sede como estratégia  de caça para animais pouco avisados ou se quiser distraídos. Para estes, os distraídos,  saciar a sede pode ser a ultima ação de uma refeição lauta para outros. Ou outro.   

Todos sabemos que a água é essencial a vida.  Neste caso, todo risco vale a pena. Quando extintos de sobrevivência estão disputando entre si os meios de sustentar a vida, ganha aquele que tiver mais urgência. Assim, sede versus leão pode ser uma decisão difícil,  e que se,  sua inteligência não decidir alguém vai decidir por você ainda que esta não seja a mais sensata.

  Nos seres humanos, ditos, o suprassumo da materialidade, estamos no topo da cadeia alimentar.  E estamos porque esta classificação inclusive é nossa, visto sermos os únicos pensantes vivos com sabedoria o suficiente para identificar um  problema, estudá-lo e achar uma solução  a nosso favor. 

Hipoteticamente se o rio, fonte de água,  fosse  o problema, solucionaríamos. Se o problema fossem os animais, também.  Mas, há um problema, problematizar pelo que é bom pra nós, nem sempre é: a melhor solução. 

A questão da fonte de água serve para nosso aprendizado... temos vários tipos de homens, com variadas personalidades, assim,  devemos nos encontrar  e diagnosticar a qual grupo pertencemos... 

Nem sempre é fácil por  exemplo se identificar como zebra , mas o que aconteceria se uma zebra achasse que era um leão tomando nosso exemplo da fonte de água?  Por isso o diagnóstico precisa ser preciso.  Agora imagine um leão que queira impedir outro leão de tomar água... É o que acontece se dois homens de mesma personalidade caírem na idéia de um embate.  Se os dois manterem sua posição de leão a coisa não vai terminar bem. Alguém tem que fazer de conta que é outra coisa... Se você já viu briga de cães reconhece o que estou dizendo. Tem hora que quando vemos que a coisa não está pra nós, o melhor é enfiar o rabo entre as pernas. Bater de frente com alguém da mesma personalidade mas que ocupa uma posição superior a nossa é burrice. Esta é mais uma classificação humana do que não se deve fazer.  Um leão embora seja poderoso, se a vez da fonte de  água for dos elefantes, ele não vai querer mostrar que é leão logo para uma manada de elefantes... Nâo há nada de sábio nisso. Dica:  Homens aprendam com os animais. 

 Voltando aos carnívoros aquáticos... lembrando daqueles que não viverão suficiente  para se darem por satisfeito por matarem a sede.  Há seres humanos iguaizinhos... ficam na surdina, esperando uma distração, isso quer dizer que você pode ter estado alerta 99% por cento das vezes, não esqueça que ele vai precisar de apenas um descuido para mudar seu status de vivo para morto, ainda que neste caso, seja apenas uma metáfora.  Seja como esquilo que sabe da sua necessidade da água.. mas diante das potestades sempre presentes, toma água as bicadas... Sempre lembrando que brigas entre iguais vai terminar mal. Alguem vai sair no prejuízo... e você sabe quem? O mais fraco.  Ou pensando em todas as hipóteses o que for mais bonzinho.  

 Os animais têm muito a nos ensinar. Como no caso da hiena... Ta sempre rindo, mas nunca brincando. Ou da onça, que gosta de comer jacarés, que estão entre aqueles que se alimentam da distração alheia.  E não esqueça dos nervosinhos hipopótamos. É prejuízo uma briga com eles e quando brigam entre si, idem. 
Nós seres humanos temos a capacidade de observar e aprender  e isso é um dos nossos muito diferenciais... Bora usar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário