Ora, ora, o fato é que vivemos numa época em que vender a mentira como verdade, não é mais questionável. Chamamos de fake news quando sem o menor pudor espalhamos notícias de vários teores como verdade. Sim, existe responsabilidade daquele que bem intencionado passa adiante no afã de advertir outros. Estes não imaginam que a origem desta, foi devidamente planejada com o intuito de confundir e desacreditar. Mentes que tem por objetivo desestabilizar mesmo.
Que tipo de pessoas fazem isso? Pessoas como eu ou você, mas que por algum motivo que os favorece utilizam desta ferramenta, a mentira para alcançar determinado objetivo. Engraçado falar assim, já que se classificássemos a mentira ela estaria categorizada naquilo que é imoral. E porque imoral? Quando seu discurso tapeia outros, ilude, engoda, faz a pessoa tomar decisões erradas que lhe seja prejudicial qual o nome que damos? E quando estes se sentem motivados a fazerem isso em nome de um propósito maior? Arrisco a dizer que se um propósito maior precisa de mentiras para atingir sua meta, ele é menor não maior. Uma questão que chama atenção é que aqueles que semeiam a mentira sabem o que estão fazendo. E por sua vez sabem o resultado que ela produz. Estes de inocente não tem nada. E como a mentira para eles é uma categoria qualificada se descoberto ele nega, uma mentira, depois outra até que estes começam acreditar que ela é uma qualidade impressionante com efeitos poderosos naqueles que não correm atrás da verdade. E isto tem-se constatado. Poucos o fazem ou por preguiça ou simplesmente porque não medem consequência de como esta maré arrasta uma multidão para mais perto da ignorância. Constata-se também que esta é uma tendência mundial... Parece que não só coisas boas adaptamos para nossa realidade... E a experiência em outros lugares mostra que os resultados compensam o risco. Até porque os meios que estas são divulgadas torna-se difícil incriminar aqueles mau intencionados que as fabricam.
Enfim. Nossa inocência tem sido testada constantemente por noticias produzidas por pessoas de índole um tanto duvidosa... Que não dão a cara para bater e se escondem atrás das câmeras para disseminarem matérias nefastas, acobertados por quem de interesse, Cabe a nós sermos mais astutos quando procuramos informações que nos abasteça de conhecimento porque agora não basta saber o porque das coisas, mas onde a procuramos e qual sua fonte. E fiquemos espertos com aqueles que insistem em categorizar a mentira... e principalmente com aqueles que adotam como pilar da sua história. Certos que uma torre de mentira causa somente o caos para quem dela vítima e beneméritos para quem dela sobrevive.
Nenhum comentário:
Postar um comentário