someone lyke you

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Outra sobre a beleza



Beleza não importa a definição do dicionário você sabe muito bem o que é. E quando se depara com uma pessoa bela você pode até não conseguir definir em palavras mas seus olhos instintivamente fazem questão de dar atenção minuciosa a quem de fato. A beleza é atrativa, carismática, magnética, cativante, sedutora, intimidante. Quando você está diante de uma pessoa com tantas qualidades e que resolve lhe dar atenção você esquece dos seus paradigmas incutidos desde a tenra idade por seus pais como: não falar com estranhos, não baixar a guarda, não ser toda  sorrisos, não olhar fixamente nos  olhos de um estranho como se estivesse hipnotizada, não  ser oferecida, não ficar em transe desejando que  lhe roube um beijo, não ser acessível e principalmente não passar telefone sem um pedido. Esqueci a beleza é estonteante. Deixa você meio tonta. Claro você foi pega por uma artimanha da natureza que desperta no seus instintos primitivos uma inclinação perigosa quando diante de  uma simetria perfeita, musculosa e com um sorriso lindo. E nestes termos não há defesa. Um exemplar clássico da beleza era Narciso. E este se sentia, abalava o coração das ninfas, das mortais, das deusas e até de homens. Ele era o cara. Mas,  se o conhecesse  melhor descobriria que  tinha um defeito, ufa! É  bom ver defeito em quem parece tão perfeito. Seu orgulho.  Por causa dele que inventaram a expressão beijinho no ombro, ele se amava tanto que vivia se beijando e dizendo: como sou perfeito, eito, eito... Eu me amo, amo, amo, amo. O Eco da sua própria arrogância foi uma punição pelos rastros de maldade que sua beleza causaram a uma ninfa do mesmo nome  e que acabaram contribuindo para sua morte. A beleza por mais que tentamos não dar notoriedade a ela  é inevitável, estes agraciados* de berço quase não precisam se esforçar  para ter a posse de um coração, digo: muitos corações, porque a beleza fala por si. E fala, viu! Aos desafortunados cabe ver o lado bom da coisa. E o lado bom da coisa é que se sua pouca  beleza não fala por si você tem que falar por ela. E este esforço deixará você  hábil na arte da conquista que é bem diferente que ser conquistado. 

* Oi?

tanta beleza!



 Deus não vê o homem como nos vemos. Porque apreciamos a beleza externa enquanto ele observa  nossas qualidades mais íntimas. É uma interessante observação. 
Quando pensamos em como  demonstramos nossa inclinação a valorizar a beleza externa é impressionante. Um ladrão se bonito falamos: mas ele é tão bonito,  como pode? Se feio justificaria sua bandidagem?   Aqui elevamos  a beleza  a um status acima  da honestidade. Se uma fatalidade sobrevém a um recém nascido professamos: Que fatalidade era tão bonita.  Elevamos a beleza acima  da vida. Claro que o fazemos sem necessariamente pensar que  assim  valorizamos demais a beleza. Mais um  viés inconsciente diante de tantos outros que temos... Existem inúmeras situações que colocamos a beleza num lugar de destaque, Miss Universo, Miss Mundo, carnaval, miss bumbum. miss fitness... Notou? A beleza inebria. Duas mulheres na rua uma feia e outra bonita se te perguntarem quantas pessoas passaram por você. Você ficará em dúvidas. Porque só observou uma.  Ou agiu como se não visse.  A beleza intimida. Quantas vezes ficamos entre a admiração e o medo de chegar junto só porque a moça é bonita? Muitas. Se é uma pessoa comum fazemos e acontecemos, mas se tem destaque murchamos sem entender porque. A beleza se impõe. Ficamos chocado quando vemos uma pessoa bonita envelhecer. Ela era tão bonita o que aconteceu? Ué, envelheceu. Ou o tempo deveria preservar as bonitas e desfavorecer as feias? Já não basta tanta injustiça por ser feia  ainda esta?  Tadinha!
Torça pra você nunca disputar uma vaga com uma pessoa mais bonita que você e se for mulher então, considere o caso perdido. É derrota na certa. Talvez ouça: você não se enquadra no perfil.  Que perfil? Achei que era por competência  e não concurso de beleza. Então que dissessem que você não tem quadril. Seria mais justo.
Do jeito que a coisa anda um dia o setor de RH terá uma bancada de júri altamente qualificada sentados a beira de uma passarela analisando candidatos em traje de banho,  roupa de gala...
A beleza é contagiante. Ou você já não teve nos seus braços um menininho rechonchudo, branquinho de olhos azuis e falou:  nossa é a coisa mais linda do mundo. E convenhamos... também é preconceituosa. Aquele feinho nato você resolveu nem comentar.
A beleza é sedudora - Aquela mulher que quando aparece para o trânsito geral. E você também  né? 
A beleza faz você usar óculos escuros. Sua mulher jamais pode perceber que quando você vai na praia os óculos escuros é pura estratégia para inspecionar todas as beldades da praia. Sem exceção. Pelo menos enquanto o sol der o ar da graça. 
A beleza etc. Situações e mais situações. Mas, imagine  se Deus fosse tão afeiçoado a beleza como nós? No dia do juízo muita gente estaria ferrada.
 Graças a Deus ele é imparcial. O que conta mesmo é o que você é por dentro. Isto sim beleza de grande valor. Se bem que teve uma época que até os anjos vieram tirar uma lasquinha  aqui. Os nefilins eram bem gulosos e observando as mulheres terrestres não resistiram não. Então como não destacar a beleza se até seres supremos dobraram-se?
 Rendemo-nos diante da beleza a ponto de poetas não esconderem sua preferência por ela. Alias, não foi um poeta que disse que a beleza era fundamental? O cara sabia o que estava falando. Ops, quis dizer que beleza interna é fundamental. Que é o que ele deveria ter dito. 
Lembre-se que cartões de visita, papel de presente e luz são atrativos para chamar atenção mas não para manter sua atenção. Para isso é preciso conteúdo.  

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

NAO EXISTE HOMEM BOM.



Não existe homem bom. Foi assim que se pronunciou uma refugiada após sofrer vários reveses durante seu êxodo. Esta afirmação faz pensar.  Quando vemos os acontecimentos noticiados pela mídia em nosso bairro,  trabalho, cidade, país ou em qualquer outra parte do  mundo  quase assino embaixo. O homem tem uma índole questionável?  Sim, tem. Temos a inclinação de pensarmos primeiro em nós e quase  sempre agimos levianamente  não incomodados com quem possamos afetar desde que atinjamos nosso objetivo, desde que nos demos bem.  As vezes chocamos até o mais cético dos mortais com nossas atitudes. Casos como o de pais  que violentam filhos menores e indefesos. Ou homens que se envolvem com mulheres casadas só por prazer sem medir consequências. Lares desfeitos porque um homem se envolveu como uma mulher mais jovem e largou a família, mortes cruéis por acerto de contas para atemorizar outros que possam sair da linha,  estupros com requintes de crueldade só para satisfação da carne.  Somos capazes de uma gama infinita de atrocidades  ou pequenos delitos para nos darmos bem e pior como não bastasse criticamos quando vemos  um  erro,  mas,  facilmente gostaríamos de estar no lugar do errante quando se trata por exemplo de um caso amoroso com uma mulher sedutora e sexy. Há aqueles que ressaltam seus valores orgulhosos até que estejam numa situação que muito criticaram. Valores parecem bons para serem exaltados, mas tratando-se de uma postura pessoal  a melhor coisa a ser feita é negligenciar porque se é  conveniente porque não? Esquecemos que valores só não são conveniência quando na conveniência fazemos  valer nossos  valores, o que via de regra não funciona a contendo. Pense numa situação em que um jovem muito cansado pega seu ônibus depois de um dia exaustivo quando lhe aparece uma senhora velhinha que por direito deveria seguir sua viagem sentada.  O que seria utilizar seus valores  contrário a sua conveniência?  Ou, ainda num homem que recebe uma proposta desonesta de fazer vista grossa numa auditoria em troca de uma gorda bonificação.  O que prevalecerá sua conveniência ou seus valores? Tenho impressão que nos falta empatia, esta palavra tão pouco usada e tão menos ainda praticada faria diferença se a utilizássemos com mais frequência. Existe homens bons? É... sim, existe. Poucos é verdade. Jesus Cristo  em 3 ocasiões mostrou que é possível. Depois de 40 dias sem comer seria tentador transformar pedra em pão. Ué, ele precisava e ele podia. Depois ele poderia sair voando quando questionada sua legitimidade como filho de Deus. Ele podia. E depois quando foi lhe ofertado os reinos do mundo. Ele poderia ter aceitado, mas pra cada uma destas tentações ele fez valer seus valores.  Jó (livro de Jó)  foi outro que demonstrou que o homem não age por puro egoísmo e conveniência. E mais... Existem alguns Pedros, Joãos e etc,  que trilham pelo mesmo caminho. Alguns. Não muitos.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Tesouro



O ouro é precioso para os avaros
Não para os amantes
Quem ama não quer ouro
Quem ama não quer ser famoso
Ter dinheiro.
Quem ama quer  amor verdadeiro

Do que adianta ter tudo e não ter nada
Que adianta ter dinheiro se não tem a amada
Do que adianta ter tudo que o dinheiro pode comprar
Se não pode i sua amada desposar
Ou ter um harém 
Se não terá o seu bem.

Um homem que conquistou tudo
Sente-se  vazio
Um homem que já experimentou tudo
Viaja  sozinho
Porque mil soldados estarão a seu dispor
Mas não suprirão a falta do seu amor

A mulher amada é encantada
Se contigo está tudo tem cor, tudo tem vida
Mas se ela se for
A cor perdeu vigor e  a  alegria é ferida
Um homem que vive sem sua bela
É  como semente sem terra.



ATITUDES INOFENSIVAS




Aquele terreno baldio com o tempo  virou um verdadeiro depósito de lixo. Então apareceram os ratos, as baratas.  Foi inevitável. Logo estes visitantes indesejados resolveram ampliar seus territórios. Escolheram sua casa.

 Você sempre apressado resolveu comer aquele  famoso fast food, apelidado de coma rápido para morrer que é delicioso. Você garantiu que só comeria ocasionalmente, só que já faz 3 anos que o rápido para morrer está presente em sua vida.  Se tempo é dinheiro você se deu bem. O medico disse que seu colesterol está no limite. É... no limite da morte. Seus rins estão pedindo agua faz tempo. Não aguentam tanto sal. 

Você opinou por aquele prato delicioso que o vendedor garantiu ser natural. Natural era  a hipocrisia dele,  porque de natural só tinha o sal.  Para acompanhar? uma cerveja. Uma? Primeira   de muitas. Você nem reparou na sua barriguinha saliente não é?  Não esquente, sua namorada reparou.  Cadê sua consciência? Foi-se com medo do seu lado mais rechonchudo, acho que não te reconheceu. Hábitos alimentares errados fazem até isso. 
  
Você lembra daquele seu  amigo fortão? Morreu. Proteína de cavalo foi o que o médico disse. O shape era monstro mas por dentro... O famoso por fora bela viola por dentro pão bolorento.

Você sabe tuuudo  sobre aquecimento global e os efeitos nocivos do sol. Os médicos não cansam de recomendar    o que todo mundo sabe: protetor solar. Afinal pegar um câncer de pele  está fora de cogitação.  Coincidência estranha. Os corais marinhos tem desaparecido. E o que isso tem a ver? 

Se existe um material que é um verdadeiro desafio  para os ecologistas é o isopor.. Não é reciclado e pra piorar demora séculos para se deteriorar quando na natureza. Mas,  como é  um material barato tornou-se o  carro chefe dos  comerciantes  que trabalham com marmitex e precisam de  rentabilidade assim como para os supermercados que utilizam para embalar  produtos... Nada ilícito não é? 


Você já pensou o que poderá acontecer com a terra se continuarmos deflagrando os corais marinhos? E quem tem sido o vilão? Protetores solares. 


Pelo visto nossas atitudes inofensivas estão dando um calor no mundo. Fica esperto!

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

HUMOR





Como anda seu humor? Hum, esqueceu o que é ? Dizem que essencial tê-lo  para que  goze de boa saúde e para que as pessoas a vejam com bons olhos.  Convenhamos,  encarar alguém que só vive na carranca é desestimulador. Sem contar as perguntas que ficamos fazendo pra nós mesmos:  Será que fiz alguma coisa para tarimbar esta cara no  purgante?   Cara de purgante é quando o cara está com aquela disenteria  e não tem ânimo nem pra rir.  Sim, se você tem os dentes bonitos porque não sorrir? Sorrir é um ótimo cartão de visitas. Passa impressão que você é legal. Que está de bem com a vida. Que tem algo de bom para oferecer. Sem contar que são tantos músculos envolvidos que você de quebra ainda rejuvenesce. E se você não tem motivos pra sorrir? É, mas o que os outros têm a ver com isso? 
Não estou sendo grosso. Nao é minha intenção, mas pensa: Suponha que o  cara saiu de casa pisou num coco de   cachorro, esqueceu de pegar a conta de luz que vence naquele dia, sua mulher faz três semanas que está com dor de cabeça e cansada, aí quando olha para sua cara  aquele   azedume.  Ninguém merece. 
A ideia do sorriso é que emana uma atitude de otimismo,  de confiança e de beleza. Você pode até ser feio, mas se traz no rosto um sorriso vende uma imagem convincente.   A explicação é que  beleza é estampa  e o sorriso  atitude.  Só sei que se humor  não é do seu feitio  é um exercício digno de todo mérito.  Eu sei que tem coisas do dia a dia que tira a gente do sério. Aquele copo que caiu no seu pé. A filha da mãe da vizinha cantando aquela música horrível o dia inteiro na sua cabeça  e ainda por cima é desafinada. O vizinho garanhão que faz você se sentir um pipocador com uma audição privilegiada para ouvir o que não gostaria. Aí você se irrita, seu coração  se recente da sua amargura e se consolida num fator de risco para sua saúde. Irado, né? 
Sempre ouço falar que para viver mais tem que achar graça do que é sem graça, porque não vejo graça nenhuma em receber  um copo no pé. Mas, ache graça ainda que forçado. Você poderia não ter pé.
 Aqui vai uma dica. Ria de você mesmo. Procure a graça das coisas que te aborrece. Tente ver as coisas pelo lado cômico. Não há nada mais cômico que um vizinho deixando claro que está se divertindo enquanto a cabeça da sua mulher não para de doer  e ela reclamando do  cansaço só para não entrar em campo.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Quando fugir é melhor




Mulher bonita sofre. Tem suas vantagens, o ego esta sempre massageado, geralmente se sobressaem, tem melhores oportunidades ainda que pelo motivo errado. Mas, também estão mais expostas aos gracejos masculinos,  a convites obscenos, aos desejos desenfreados de homens que mal a conhecem mas que pela sua beleza a querem levar para cama. De alguma forma a beleza seduz e no jogo do poder ela é um prato de carne de primeira qualidade.  Epa, espere aí! Você não é um pedaço de carne que vai saciar a fome de todo homem que gentilmente lhe oferecer cama, mesa e banho. Se for assim passará boa parte da vida em lugares requintados saciando apetites vorazes. E você sabe barriguinha cheia pé na estrada. Este é o resultado para aquelas que se estribam na beleza como meio de vida?  Mas, digamos que você encontre o príncipe da sua vida e se case? Sinto muito, isto não lhe protegerá dos abutres de plantão. Estes não sabem o que é empatia e a palavra respeito é usada somente do lado que lhes beneficia.  Você,  uma senhora casada, honesta, trabalhadora ainda provocará alvoroço em corações esbaforidos de desejos carnais e levianos. E aquele rapaz lindo, atlético que se não fosse casada daria a maior  trela está ali naquele ônibus que você pega todos os dias para trabalhar. Ele realmente é gentil e coincidentemente desde que ele te notou,  pega sempre o mesmo ônibus. Ele está  ficando confiante, contando piadas, cheio de simpatia. Cuidado! Objetivo? Levá-la para cama.  Aquele seu colega de trabalho que gentilmente quer almoçar com você todos os dias. Simpático ele, não é? E aquele peitoral? Se ele ainda não te cantou é porque ainda você não deu a brecha necessária, mas não se incomode, depois do terceiro almoço até um simples coçar a cabeça  será interpretado como motivo para tal. Cuidado! Objetivo?  Acima. Todos eles cogitarão um lugarzinho reservado para ficarem mais a vontade para conversar? Ah, ta! O lobo é bobo se você acreditar.

Quando a carne comanda o espirito





Casada há 14 anos, mãe de filhos. O marido como todo  marido com  quatorze anos de vida em comum ou seria incomum? Já sem aquele apetite. O dela porém ainda ardente. A religião foi sua primeira opção para tentar acabar com aquele “vazio”  que a torturava... E funcionou durante algum tempo. Trabalhar foi a segunda. Quem sabe enfim todo aquele “vazio”  que fora minimizado pela recente fé agora não a deixasse definitivamente com esta nova   atividade?  Mas, infelizmente o capeta estava lá. Não poderia ser em qualquer outro lugar? Mas não,  estava ali. E ela o notou no primeiro dia do trabalho. Ele não era um atleta, não era  bonito, mas algo nele acendeu nela uma curiosidade expressiva. Aquele vazio estava lhe tirando do sério. De repente a curiosidade expressiva tornou-se uma pequena chama que ela achava ser motivada pelo vazio.  
 O capeta como o nome diz é um ser de  ações que não costuma  deixar  nenhuma dúvida de  suas pretensões e coroou o chifre do marido com um gozo celestial. Contraditório isto. E a desfiguração do seu rosto no momento glorioso  dizia que haveria horas extras. E assim se deu. Amem.  O problema, alias, virou problema quando as horas extras começaram a ser praticadas no horário do expediente.  No banheiro, no carro, no carro, no banheiro, na sala do capeta, na mesa do capeta, atrás da porta do capeta.  E era de tudo.  Não tinha miséria. Depois de 4 meses de intensa atividade o capeta já estava enjoado. E como você deve saber  antes de ser capeta  era um anjo de luz que a seu bel prazer podia  voltar a ser um anjo de luz  no momento que achasse  apropriado. E assim se deu...
Aquela conversa não caiu bem para a ex insaciada e agora desvirtuada moça e seus preceitos. Mas, a oratória foi convincente. Afinal, o diabo dá...E depois tira.