someone lyke you

sábado, 22 de junho de 2013

Questionando Clichês





Desculpem mulheres a quem eu particularmente amo.  Anne, querida, Ana Luiza, Fátima, Celina, Be, Erika.  Lo.  E outras que conheço e aquelas que não conheço. Substancialmente vocês com certeza vieram com um defeito de fábrica.E não  é que ele seja ruim. Mas se meu  computador estraga  eu tenho os recursos para identificar onde está o problema e arrumá-lo. Meu carro dá uma pane (pane seca?) Se não tenho conhecimento então vou ao mecânico e com certeza não espero que ele me diga que o problema é grave e  que ele não sabe se tem conserto. Na minha ignorância o carro é um equipamento que estragando alguma peça troco e fico satisfeito ou não.
Malditos clichês...  Ah,  Malditos porque as mulheres vêem com este defeito. E não adianta você falar que tal situação é uma arapuca, uma artimanha do corpo, um plano diabólico contra a lógica. Elas sempre se enveredam para o surpreendente mundo dos clichês.
Não fiquem com raiva de mim ainda. Eu tenho certeza que vocês vão me entender. Senão entenderem acharão familiar os termos mencionados. Vão  dizer que nemhuma de vocês nunca falou: Estou andando nas nuvens!  Ou então: Parece que te conheço há tanto tempo.   Com você posso falar sobre tudo... Ou:  Ninguém me entende como você. Não sabia que podia ser tão feliz. Você me faz sentir segura, sexy, inteligente e meiga. Enfim achei minha alma gêmea.  Com você me sinto inteira. E o mais temido e consagrado: Você me faz rir.  Gente,  por favor!!! É de dar um certo frio na barriga... Andar nas nuvens? Desculpe-me moças. Isso é pra anjo. Andar nas nuvens transgride  a lei da gravidade.  Se você andar nas nuvens você corre o sério risco de acabar acordando no  céu. Ao menos que você possua asa e esteja coberta por algum seguro espiritual,   evite andar nas nuvens.
Parece que conheço você a vida inteira. Ilusão de ótica é quando você  é categoricamente enganado por um efeito ilusório... Pronto!! Uma pessoa que você acabou de conhecer  você não conhece a vida inteira.  E a palavra parece, parece-me ignorada. Caramba! Vocês não percebem que isto é uma cilada?  Não conhece a clássica história do lobo em pele de ovelhas... é isso!!! Homens são lobos em pele de ovelhas. Acredite, seja lá o que for que parecer você não o conhece (vai conhecer, creia), mas se acabou de conhecer, não o conhece. É simples!!! Matemática pura!. 
Com você posso falar de tudo. Fale boba!! Isso,  toque a trombeta da língua solta, fale mesmo!!  Não passe vontade. Ah, isto é lei. Está no código penal:  Tudo que disseres poderá ser usado contra você.
Ninguém me entende como você... (credo, isto é nojento, além de mentira) O padre, o psicólogo, o psiquiatra, sua mãe, seu pai,  seu amigo que está louco pra te comer. Ressalva; etc.  e tal .
 Não sabia que podia ser tão feliz... Não, este eu passo!!!  O ministério da saúde adverte: Ser feliz custa pouco, é barato e não se chama homem.. Mas se você se acha tão feliz... Conheço alguns psicotrópicos altamente recomendáveis que causam  o mesmo efeito e com muito menor efeito colateral.
Você me faz sentir segura, sexy, inteligente e meiga.. Tenho que te contar a clássica piada da moça que tinha uma pinta  no rosto. O namorado envaidecido olhava apreciativo  aquele sinal de nascença e dizia: Que pintinha mais linda!!! –Noivado, casamento, mais alguns anos no lombo,  e ela sentindo falta dos antigos elogios reclama... Ele mal olhando para ela dispara: O que, esta verruga aí?  O ministério da saúde adverte pela segunda fez. Homem é desprovido  de sensibilidade...Te faz sentir segura?  hummm , bom!! (faz parte). Sexy? Até você engordar.  Depois ele te comparará com uma baleia. Inteligente sim, até você estourar seu cartão de créditos. Meiga? Esqueci. O  que é isso mesmo?
Bom, moças,  lamento decepcioná-las!  Clichês são  um monte de palavras bonitas e encantadoras altamente incompatíveis com a realidade. Rsrs.
Agora o  maior campeão de audiência; Você me faz rir. Álcool também faz e ele não estará do seu lado dia seguinte, arrotando, poluindo o ambientes com gases nocivos. Não fará comentários peçonhentos...
Ei, moça, aprenda!! Homem não faz rir.   Você que acha engraçado como quando está etilisada (a palavra não existe   mas tem a ver com álcool etílico)
Então amadas e desconhecidas. Tomem tino! Arrumem sua postura e força na peruca!!!
Aposto que subiu acima pare reler e reparou que pulei almas gêmeas. Deus, fala sério!! Eu não suporto a minha única alma se tivesse uma gêmea eu ficaria louco!! Almas gêmeas são  a maior cascata inventada do século. Sua alma só é gêmea se houver um acidente na fecundação e acho que isso tem outro nome. Quando penso em almas gêmeas eu penso em  dois fantasminhas colados se estapeando. Pensa você como seria um saco  você ir no banheiro deixar a tampa do vaso levantada e a outra achar maravilhoso. A pasta de dente aberta a outra rindo, você fazer xixi fora do sanitário e a outra achar lindo sua mangueirinha torta. Deus, seria  uma espécie de tortura inversa. Toalha molhada na cama, cueca no chão do banheiro, palitar dentes como garfo, dar tapa na sua bunda quando seus filhos estão por perto, falar alto, com a boca cheia, ir no mercado e não trazer o que você pediu e você achando tudo lindo!! Falou,  né!!




quinta-feira, 20 de junho de 2013

Idiossincrasia




O que rege nosso  comportamento?   Somos  tendenciosos quanto a nossos hábitos? Como reagimos diante de coisas que nos frustram?  Como é nosso comportamento com nossos semelhantes? Porque desejamos tanto uma coisa se não confiamos que podemos consegui-la? Porque temos medo da felicidade como se ela fosse algo grandioso demais para nós? Será que tendemos a ser como beija-flores que procuram seu alimento  em todas as flores ou nos saciamos  apenas com  a flor  que nos pertence?
 Fico a imaginar o que  é ser legítimo aos   sentimentos e,  isto me traz certa frustração já que tão comumente infringimos a legitimidade com  incoerências. Nossas atitudes nem sempre são nobres, nossas investidas nem sempre respeitosas. Nosso comportamento nem sempre polido.  Mas a pergunta que realmente gostaria de ter a resposta é: O que torna alguém especial?  O que faz com que o coração se identifique e se agrade tanto de alguém?  Aquela moça que entra na sua vida e que parece que sempre esteve lá. Sim, você a espera,  faz planos,  anela.  Aquela pessoa que   você expressa  todo seus sentimentos  naquilo que chamaria expressão singular do amor. Você simplesmente se desmancha e toda lógica, todas as regras durante anos estabelecidas e aprimoradas pela vivência tornam-se fúteis. Aquela pessoa cujas frases prontas são ensaiadas meticulosamente por horas a fio e no momento de expressá-las você gagueja. Aquele ser estranho que até então era desconhecido passa ocupar  grande parte do seu tempo, pensamento e coração. Talvez romanticamente pensando seja algo glamouroso, mas pensando coerentemente imagino que o que fala mais alto dentro de nossos genes é a fecundação da espécie  que nos impõe irrestrita condições que parecem nos estimular incontrolavelmente. O que torna uma pessoa especial?   A palavra “especial” denota algo apreciativo, um carinho acima do costumeiro.    Alguém especial é alguém  que você considera único. Como seria indelicado se jogássemos confetes para  todas e  não houvesse aquele ser que nosso coração descompassadamente faz-se servil. Aquela joia preciosa que faz que  nossos impulsos fiquem  inteiramente descontrolados e nossas emoções  tornem-se incontidas. Imagine como seria triste se ela o ouvisse proferindo salmos de exaltação a outro alguém como se as palavras que ela julgava ser apenas para ela  fossem disseminadas como notas sem nenhum valor? Porque dizer  eu gosto muito de você não revela tanta coisa do que quando se diz:  Você é especial! Meu coração bate num ritmo atlético  quando te vejo.  Isto não pode ser dito vulgarmente apenas para encantar a quem seu coração não desperta outra coisa senão o desejo carnal. O encantamento emocional deveria ser único,  fermentado  e armazenado como os vinhos das melhores safras. E como seria total deperecimento que alguém que não tivesse profundo apreço a sabores tomasse deste vinho? Toda estrela seria comum se para todas usássemos o termo grandiosa sem uma distinção entre grandezas... O ser amado é único, é pleno, é total, é o esplendor mais cintilante e a rosa mais cheirosa, o ser mais magnânimo entre os mortais e se num refugo de caráter sua singularidade for confundida com o vulgar a magia perderia todo encanto. Todo o glamour seria rebaixado a dimensão do nada, ao vazio, a decepção do coração e causaria  uma arranhadura sem   conserto

Cada ser é um ser e,  cada ser  enxerga  o mundo por um prisma único. Não cabe aos meus olhos dizerem  o que é bonito, embora eu possa dizer o que acho  bonito. Mas não posso conceber que  beleza  só se enquadra no que vejo. Você não sai dizendo pra todo mundo: você é especial.  Porque se assim o fizer, a  palavra especial  torna-se  comum. A idiossincrasia de cada um é sua mais apaixonante vitrine. Onde os olhos espelham aquilo que o coração mais aprecia.

PS::  Cuide para que seus olhos não sejam altaneiros nem seus ouvidos mocos,  para que o que é para seu proveito não se torne desaprovador



 
























sexta-feira, 14 de junho de 2013

Lembranças



Hummm, o café estava saboroso. O primeiro café do dia parece ter um sabor especial... Provavelmente isto seja apenas mais uma das minhas maluquices... É, deve ser! Peguei dois pães.  Num deles passei  manteiga (aboli a margarina depois de um texto medonho que li na internet sobre sua nocividade), mussarela (de praxe), no outro atochei  mel (o produto mais antigo dos meus hábitos alimentares) e tahine (Nilma, obrigado por você existir) Eita, delícia! Ajeitei-me confortavelmente na sala, liguei a televisão para passar o tempo que já estava adiantado (acordei tarde e já era mais de 11). Confesso que não entendo,  minha mente voltou a tempos idos - meu último dia na praia, perto de Parati. Tinha tudo para ser um final de semana inesquecível, mas não da maneira que gostaria. Estava com a pessoa que mais queria no MUNDO, num lugar paradisíaco, num  hotel  satisfatório. Todavia o ar pesado que pairava em nosso convívio deixava claro que embora fosse tudo que queria  não era assim para a outra parte envolvida. Aquele semblante de quem comeu e não gostou era familiar nos últimos dias e para piorar eu não me fazia de rogado com meus questionamentos arbitrários. Ah, nunca pergunte a uma pessoa que o rosto evidencia  que nada está bem, se ela está bem... Esta certamente será uma das poucas ocasiões que a pessoa mentirá  duas vezes: para você  e para ela mesma. O corpo fala e não importa o quanto a boca fale ao contrário,  acredite sempre no que o corpo diz. Agora posso entender o cara que disse que do que adiantava ter dinheiro ter bens se a pessoa que você gosta já não é. Se é que um dia foi.
 Este dia o mar estava ousado e convidativo, mas dentro de nós o mar perdera toda graça - e o tempo parecia saber disso-  pois do nada fechou sua cara e mostrando sua solidariedade começou chover, aquela chuvinha chata mas que transmite  melancolia!
A noite caiu incógnita e numa tentativa de resgatar o que de todo estava perdido, tentamos a sala de jogos.  Depois fomos explorar aquela cidade que em outra ocasião seria um sorvete de nozes com banana derretida. Mas, imagina você dentro de sua casa com uma goteira persistente... Pois é! Era exatamente assim. Tentava de tudo mas a goteira, toc, toc, toc... Incessante, pederneira.  Se o clima estava nublado imagina como foi  a noite... Uma bosta! (gostaria de outra palavra). Escutava o riso de outros moradores na piscina. Parecia tão bom!  Mas luto precisa ser respeitado...
No dia seguinte, acredite,   o dia foi salvo. Uma destas brincadeiras do destino quando tudo parece estar perdido.  Um peixe maravilhoso e inesquecível contornou o que ouro e  prata não fariam com tanta finesse. Eu posso esquecer tudo, mas aquele peixe estava divino: badejo com brócolis e alho. Badejo era o nome do peixe, mas coincidentemente seu adjetivo (incrível, extraordinário, belo, vistoso)  fechava com chave de ouro. Baita coincidência!
Voltei dos meus pensamentos com o celular tocando... Nossa, entendi nada! Porque me lembrei disso agora? Talvez porque esteja me desfazendo de pensamentos de outrora, é,  uma  espécie de limpeza nos meus arquivos fragmentados e que agora podem ser descartados.

domingo, 9 de junho de 2013

O Toque de Midas


Conheces  Midas? Midas, era um rei que segunda a lenda tudo que tocava virava ouro... O que presunçosamente ele achou que seria um benefício  tornou-se uma grande maldição. Tudo que o rei Midas tocava literalmente virava outro. Ele não podia comer,   não podia abraçar, não podia nada.   Não raro ambicionamos como Midas e como tal pagamos por isto.
Como  você toca as pessoas que entram na sua vida?  Você é  do tipo que depois que entra  na vida das pessoas causa lamento?
Cristina  conheceu Aparecido  na net, e desde então sua presença é marcante. É impressionante  escutar ela falando dele.  Mesmo o conhecendo apenas virtualmente  é admirável como   seu toque de Midas é especial para ela.  Nesta estranha forma de relacionamento que mistura virtualidade com realidade ele se tornou parte da sua vida:  liga para ela  uma ou mais vezes por dia, a ouve  quando ela precisa de atenção, dá conselhos... Pode-se dizer que construíram uma bela amizade. Na última vez que nos falamos esta amizade agora se expandia aos demais membros da família.  Eles nunca se viram não se conhecem   pessoalmente , todavia  o toque de Midas de Aparecido   tem sido   maravilhoso   que pode ser notado pela forma que ela  fala dele.
 Ana é uma mulher inteligente, bonita e de boa família,  mas tem um problema sério quando se trata de manter um relacionamento amigável com seus colegas de trabalho. Ao longo dos anos ela conseguiu angarias várias inimizades por conta de seu temperamento  e já pela terceira vez aquele cargo que ela tanto almeja não lhe será confiado  pois um dos quesitos imprescindíveis  para ele é o bom relacionament. Ana de certa forma tem levado o toque de Midas da rejeição a seus  colegas.
Nossos relacionamentos espelham bem e são como termômetros para mostrar  como estamos influenciando a vida das pessoas...Mas, isso não é coisa que devemos concluir por nós mesmos. Seria sensato que ao procurarmos saber qual a qualidade de nosso toque pedíssemos opinião das pessoas envolvidas.  Conheço a história de uma pessoa que quando ele chega num ambiente ele toma conta da conversa e não importa qual o assunto em pauta ,  como supostamente sabe de tudo, faz as pessoas parecerem idiotas. Com o tempo as pessoas passaram a se sentir  incomodadas com sua presença. Que toque de Midas desagradável!
 Uma amiga tem o hábito de  pedir  em oração que  Deus  lhe conceda  força quando vierem as tentações e   que ele não permita provações  quando  não puder   suportá-las.  Eu resolvi fazer uma adaptação  de suas  palavras para  minha própria vida. Peço  para Deus que me ajude a dar não o que tenho de melhor, mas que eu dê o  melhor de  mim segundo a necessidade daquela pessoa. Complicado Né? Explico. Você é um ótimo contador de piadas, mas naquele dia a pessoa só precisa ser ouvida. Ouvir talvez não seja o que faça  melhor, mas faria bem se ouvisse.  Tenho sido benção ou maldição para meus convivas?  Quando chego em um ambiente as pessoas tendem a me receberem bem ou ficam amuadas como se minha presença fosse algo detestável?   Se  você consegue transformar tudo em ouro  você é um alquimista maravilhoso. Preciso te conhecer. Mas não é toda hora que funciona assim....  Infelizmente nem tudo que reluz é ouro e nem tudo que é ouro é bom quando se trata de convivência  com outras pessoas.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

E aí tem Palavras?

Palavras ficam nuas
Quando pegas em contradição
São escuras
Numa  discussão
E se calam
Na constatação

Palavras saem   mansinhas
Quando se gosta
Fazem sorrir
Na conversa gostosa
 Perfeitas
Em verso e prosa

Palavras são  altivas
Quando há orgulho
Pouco Receptivas
No conluio
Nada atrativas
Quando causam  apuros..

Palavras se atropelam
Quando se ama
São tão belas
Quando se declama
Tão gamelas
Quando enganam

Palavras dissuadem a alma
Na medida certa  acalmam
Se zelosas, intrigas podem resolver
Causam  alegria, satisfação  e prazer

Palavras de carinho
Temperam a vida
As de disciplina
Dão guarida
Vindas do inimigo
Abrem feridas

Palavras  vestem-se  de santa
Quando querem sofismar
Palavras dançam
Para o coração alegrar
E quando implícitas
Fazem a gente pensar 


No calor da discussão
Palavras são como vulcão
Deixam lastros de destruição
Em contrapartida
São elixir de vida
Trazem paz e alegria


Deveríamos usar palavras azeitadas
Porque palavras não  pensadas causam mágoas
E podem até matar
Deveríamos aprender que o que é dito
São para os ouvidos
Mas é do coração que retinem
O que a boca falará

Mas e aí tem Palavras
Tens o que falar?
Vamos lá use a imaginação
Tenha consideração
Quando for conversar.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Ditados de Mami



Minha mãe parecia ter o ditado certo para cada ocasião. Quando uma vez eu falava sobre uma armação  que demostrava  crassa falta de consideração  ela me olhou com aquele ar de serenidade e falou:  Ah, meu filho, não liga pra isso não, praga de urubu magro não mata cavalo gordo. Fiquei pensando naquele ditado e  não é que ela tinha razão?  Depois, usei muito este ditado para rebater relatos de deslealdade e ambição desenfreada – os  famosos puxar tapete e tirar o pão da boca de criança - Olhava para meu interlocutor  tentando imitar os olhos serenos de minha mãe e tascava o ditado.  Minha mãe tinha a língua afiada, mas o raciocínio dela não ficava devendo nada pra língua. . Certa ocasião  ouvindo os dissabores de uma vizinha que sempre a procurava para  conversar sobre seu namorado-  Este dia especialmente lembro-me que a moça parecia muito triste porque suspeitava que o namorado estaria flertando com uma moça bem mais bonita -  Minha  mãe falou: Oh, menina você se preocupa a toa,  tem pessoas que gostam dos olhos e outras que gostam da  remela... Ao ouvir isso não me contive, ri muito.  Era um conselho um tanto bizarro. Depois fiquei imaginando a situação literalmente. Remela, olhos... Não conseguia enxergar alguém gostando  mais da remela do que dos olhos, mas  quanto mais pensava naquilo mais coerência via. Acontece! Quantas e quantas vezes deparamos com casais estranhos e internamente ficamos nos perguntando:  O  que será que esta moça viu neste cara?   De certa forma todos nos em alguma ocasião nos sentimos como se fossemos  a  remela do olho de algué. Parece nojento,  mas friamente falando, é  verdade!   Então se você  já  se sentiu assim, não esquente, você não foi o único...
Existem  outros ditados que ela usava  que gosto muito,  como:  Não jogue  pérolas aos porcos..Mais vale um pássaro na mão que dois voando... Diga-me com quem andas que te direi quem és..
Ah!. Que saudades desta mulher que fazia a vida parecer  tão  simples.  Certa ocasião quando eu curtia uma tremenda  fossa , andava  cabisbaixo,  desanimado, bisonho  por conta de   uma paixão infrutífera,   ela olhou pra mim com aquele olhar desafiador e disse:  Seja homem, cabra! Chore pelo que vale a pena.