someone lyke you

domingo, 19 de maio de 2013

Reação em Cadeia

O turista chegou apreciativo .  Agora que o avião aterrissara ele quase podia fazer um retrospecto de como tudo  acontecera até que derradeiramente estivesse ali. . Ele economizara durante os últimos 5 anos para que pudesse visitar aquele país  que seus amigos tanto falavam . Agora ali, enquanto esperava suas malas ele se sentia realizado , conseguira enfim realizar seu sonho. Hospedara-se num hotel recomendado pelos amigos porque pensara que após retorno poderia falar com tanta satisfação de lugares familiares aos seus colegas e talvez sentir o mesmo prazer que lhe fizeram sentir  ao falarem daquele lugar. Estava muito animado para aproveitar os lugares indicados, surfar naquele mar vultoso. Estava empolgado para aproveitar tudo. Queria sentir o êxtase de estar num país cuja cultura conhecia apenas pelo que lhe fora contado.
As águas pareciam turvas, mas nada que pudesse representar algum perigo. Lógico que toda atenção era providencial... Jung, era especialista em identificar acidentes marítimos,  e em todos aqueles anos   aprendera que na sua profissão  desconsiderar mero acontecido poderia custar caro. Lembrou-se do último ocorrido quando ele simplesmente deixou de relatar aquilo que considerou como apenas um abalo sísmico sem importância.  Analisou mais uma vez as alternâncias do mar e resolveu aguardar mais um pouco antes de qualquer pronunciação.
Tseng  era um morador local acostumado  com o mar,  fora pescador durante muitos anos mas depois de tanto tempo trabalhando no mar resolvera aceitar a proposta para trabalhar  no hotel local  como uma espécie de guia para ajudar os turistas a conhecerem os melhores lugares do país.
A vida de Paulo   não andava muito boa. Estava prestes a se separar  da mulher,   no trabalho,  as coisas não andavam muito boas, sua saúde!  Não conseguia compreender como de uma hora pra outra as coisas haviam desandado tanto.  Andava cansado, pensativo. Achava que estava estressado. Desde que chegara aquele  país tudo que fizera foi  trabalhar. Inicialmente sua empresa dissera que ficaria apenas 2 anos, mas já se  faziam seis,  e ele continuava ali. Inicialmente curtiu muito , mas agora que a mulher resolvera voltar para seu país ele já não via razões para  continuar ali.
 O turista foi apresentado a Tseng que o conduziria para mostrar os lugares interessantes do país.  Tseng no seu português ruim mas compreensível sugeriu que começassem pela praias  pois aquele era o melhor horário para conhecer as mulheres locais. A idéia agradou o turista mas algo no seu  íntimo contradizia o que no fundo ele queria muito e baseado nisso, resolveu discordar com o  roteiro. No ônibus que o turista  pegara para conhecer um ponto turístico do outro lado da cidade conheceu Paulo que resolvera passar seu dia longe de suas lembranças.
 O hotel estava a poucos metros da praia  foi quando as pessoas que estavam na praia observaram aquele volume monstruoso de água se formar diante dos seus olhos. Muitos nem notaram, outros acharam que não era nada anormal, mas era.  Em pouco tempo toda região  estava destruída.
Incrível como as coisas acontecem. Não raro nos deparamos com situações que parecem que nos sobrevém como uma cadeia de acontecimentos ruins..  Nestas ocasiões arrumamos termos para definirmos  os desastres. Parece que tudo vem de uma vez só... Mas não há nada de anormal nisso. Todas as coisas no mundo funcionam como numa reação em cadeia. A turbulência do mar que culminou no tsunami destruidor era conseqüência de algo iniciado antes de sua formação,  assim como um pensamento negativo desencadeia outros e por conseguinte traz suas conseqüências. É como se tudo no mundo estive interligado por uma energia que desconhecemos, mas que direta ou indiretamente influencia o andamento das coisas.  Não estamos imunes a acidentes naturais assim como não estamos de coisas que de uma hora para outra nos advém. Uns diriam acaso, outros diriam imprevistos, o nome em si não importa, mas reações em cadeia são coisas que acontecem queiramos ou não -  Uma doença que afeta toda família, uma vida de remorsos e ira que afeta nossa saúde, uma conquista impressionante de alguém que julgávamos incapaz, um pai de família que perde seu emprego -  Coisas que isoladamente podem não nos afetar diretamente, mas que afetam em muito as pessoas que estão intrinsecamente envolvidas. Somos apenas parte de uma engrenagem monstruosa que chamamos de mundo e  não podemos prever  quando  um lugar normalmente dito como paradisíaco  será para nós o próprio inferno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário