someone lyke you

terça-feira, 26 de junho de 2012

Coisas indevidas no coração


Guarda-se muitas coisas indevidas no coração e elas vão se acumulando. Neste estado tudo reflete de forma nociva no seu corpo.  Imagine um simples copo de água, quando cheio, qualquer excedente derrama. Com o coração não é diferente, sendo ele o centro de nossas motivações o excedente trará prejuízos ...Quanto mais tempo você guarda rancores menos resistente seu corpo se torna, até chegar ao ponto  de ficar tão debilitado que refletirá no seu estado emocional, nas suas ações e na forma como encara as coisas. É conhecido que um coração triste debilita sua saúde. Portanto é vital que procure meios e estabeleça metas para resguardar seu coração e por conseguinte a saúde corporal.. Para que você restabeleça sua saúde emocional é preciso:
Saber perdoar -  Se guardamos rancor nossos pensamentos ficam atribulados, obscuros e tendemos a agir impulsivamente  para nosso próprio prejuízo e, geralmente isso envolve alguma forma de retaliação.  O perdão por  sua vez traz alivio e uma nova disposição. Passamos a entender que as pessoas são imperfeitas e como nós também erram. O perdão não é algo fácil de ser concedido precisamos refletir sobre os acontecimentos e  até pedir orientação para pessoas que passaram pela mesma experiência e que tenham alguma bagagem em ajudar outros. Buscar em sua própria experiência fatos que possam ajudá-lo a refletir se já não passou por situação semelhante ou se já não fez alguém sentir a dor que agora sente. Por último e mais importante é confiar em Deus não se estribando em sua própria capacidade de justiça. Perdoar por mais difícil que pareça,  trará alívio ao seu coração e certamente aliviará um pouco este  amontoado de sentimentos ruins. 
Não se isolar – Quando temos um problema e ficamos sozinhos geralmente nossas tendências egoístas tomam conta de nossa razão e lamentavelmente nos voltamos para nosso próprio umbigo fazendo com que aquilo que já era ruim se torne ainda pior. Quando passamos por uma situação difícil não é adequado nos isolarmos porque se neste estado prevalecer aquilo que desejamos, segundo nossos desejos egoístas, certamente isso não será bom. Muitos pensamentos de vingança, de retaliação provêem deste nosso estado de espírito que já sobrecarregado de negatividade e despeito procura alguma forma de reparação. Quando nos isolamos tendemos também a ter pena de nos mesmos, isso abate de tal forma nosso   espírito que nos leva ainda mais querer punir a pessoa responsável por isto.  Boas companhias, novos objetivos, pensamentos otimistas podem servir de grande ajuda para estas situações.  Mesmo que pareça que não fazem efeito positivo, estes itens lhe ajudarão muito. Mesmo que pareça que não. Porque o isolamento fará muito mais mal do que se estiver em  companhia de alguém querido. A melancolia e sentimentos de desânimo podem levar a pensamentos negativos. A Bíblia declara: “O espírito do homem pode agüentar a sua enfermidade; mas, quanto ao espírito abatido, quem o pode suportar?” — Prov...
Praticar o amor  -  Amor é o grande remédio pra todos os males, no amor genuíno encontramos força para esvaziar nosso coração de coisas prejudiciais. É provado que o amor contribui em muito para nossa saúde física e resguarda nosso coração de motivações erradas. Existe um ditado no mundo esportivo que diz que a melhor defesa é o ataque... Pode-se considerar o amor a melhor estratégia para limpar seu coração das tais coisas indevidas que se acumulam e nos prejudicam tanto... O amor não necessariamente aparece do nada é preciso construí-lo, mesmo que supostamente não seja espontâneo. A ira não enxerga nada além da vingança, além do desejo ardente de ver a pessoa destruída, mas o amor corrige esta visão míope dos fatos O egoísmo , esta ânsia louca de satisfação própria torna o ser humano medíocre, todavia o amor subleva o egoísmo a uma coisa insólita... O amor é conclamado como o maior sentimento e o mais desejado e não a toa . O amor é o maior vínculo de união entre os homens..

Um grande sábio disse uma vez que se você não consegue se desvencilhar da dor da perda, você precisa aprender a suportá-la... Então se não há remédio porque não ver esta proposta como uma forma de continuar?

terça-feira, 19 de junho de 2012

A procura da felicidade a qualquer preço



Não raro temos notícias de pessoas que estabelecem alvos em suas vida em busca da felicidade...Uns resolvem  ficar  ricos e labutam arduamente para isso, confiando que ela lhes trará a felicidade. Assim,  quando chegam no topo ou quando atingem seus objetivos percebem que ainda estão tristes e que ainda lhes falta algo....
Outros buscam a felicidade  num relacionamento e,  acabam frustrados porque confiar  sua felicidade à outra pessoa não parece uma forma tão eficaz .Há muitos relatos de pessoas que após anos de dedicação e labuta acabam sozinhas porque não foram felizes em suas escolhas na procura pela felicidade...Ou ainda outros resolvem terminar com seus relacionamentos porque trouxeram muito mais infelicidade do que felicidade.
Outros ainda despendem  tempo e energia com atividades que acreditam que lhes trarão  felicidade: um hobby, religião, esportes, trabalho, aventuras, diversão...
Certamente se você está entre aqueles que procuram e certamente o é, sabe perfeitamente que não existe uma receita para felicidade.. Então onde encontrá-la? Primeiramente, temos que nos livrar das amarras, tudo aquilo que pressupomos  contribuir pra nossa infelicidade, ou seja: medos, inseguranças, insatisfações... Não quero dizer  entregar-se a libertinagem ou ao bel prazer e sim mudar os pensamentos que nos impedem de sonhar de achar  possível.  O segredo de tudo estar em harmonizar suas emoções com o seu bem estar... Um pensamento pessimista não está em harmonia com o seu bem estar então o mude.  Pensar em traição não se harmoniza como seu bem estar então não pense. Assim por diante...
A felicidade em muito tem a ver com nosso estado emocional e sobre como vemos as coisas a nossa volta... Muitos de nós enxergam   a felicidade como um acontecimento anormal  e esquecemos que a felicidade deveria ser  algo natural. Assim,  estar em paz, estar bem consigo mesmo, almejar felicidade aos outros contribui para sermos  felizes.  Todavia muitos quando estão alegres sentem como se algo estivesse errado como se a vida tivesse que ser turbulenta, tensa...  Nosso estado de espírito deveria determinar a felicidade, não nossos bens. Não deveríamos  estar  atados a frustrações do passado que nos deixam inseguros e fazem com que sempre rejeitemos aquilo que parece bom  por  estarmos obcecados demais ou por estarmos céticos demais.  Nossas emoções deveriam ser um guia que nos dirige ao caminho onde queremos chegar. No entanto,  parece que ela nos pune por desejarmos algo que seria bom, que seria salutar. A felicidade não é algo difícil de ser encontrado se acreditarmos que é possível alcançá-la.. Mas se toda vez que a procuramos, ora deixamos o medo, ora deixamos nossas inquietações ou outras coisas que fazem com que pareça que agimos contra aquilo que almejamos, nunca  a encontraremos.   Nossa  procura será em vão . Seria como  desejar algo e achar impossível alcançar. Uma coisa impediria  a outra.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

2 patinhos

Era uma vez 2 patinhos criados na região dos lagos londrinos. Embora criados no mesmo ambiente eram totalmente diferentes na forma como viam a vida. Quando criança todos diziam que eram feios e um deles morria de vergonha disso, não gostava de sair, se tornou muito tímido e sempre que os outros patinhos achavam graça de alguma coisa, ele achava que riam dele e isso o fazia muito infeliz. Enquanto um era muito infeliz por isso, o outro parecia não se importar em vez de se recolher e ficar infeliz por causa do que diziam ele contornava a situação com maestria e procurava tirar forças daquilo que deprimia seu pobre irmão. Quando o chamavam de feio ele pensava: Sou feio, então preciso fazer mais do que uma pessoa bonita para ser bem visto . E se esforçava mais do que o comum pra atingir seus objetivos. Pra todo questionamento depreciativo ele imaginava uma situação boa. E isso lhe movia pra frente..Seu irmão por sua vez, se abatia cada vez mais, achando injusto o tratamento que lhe davam e vivia as escondidas choramingando a má sorte. Após 10 anos um se tornou um pato bonito, elegante, confiante e encantador enquanto o outro, um pato feio, tímido, sem confiança alguma... Fato é que ambos foram educados com o mesmo amor, carinho, atenção, no mesmo ambiente, mas a personalidade foi definida pela forma como encaravam as coisas. Devemos ter cuidado em como nos dirigimos as pessoas, as vezes nossas palavras são como veneno e impedem que as pessoas andem pra frente... Uma mãe que sempre se dirigia a seu filho de modo depreciativo, reclamava de sua insegurança... Noutra situação, uma mãe amorosa que sempre elogiava seu filho  estava orgulhosa enaltecendo seu desempenho em todos os campos que atuava. Talvez nem imaginassem que contribuíram muito para insegurança de um e segurança do outro. Nossas palavras ajudam em muito a moldar tanto para o bem como para mal o caráter de nossos filhos . Como as estamos usando? Agora pense: Por qual dos patinhos tem maior admiração e com qual se identifica? É muito difícil não permitimos que palavras ofensivas corroam nosso bem estar. Nossa auto estima, não raro, fica abalada quando de alguma forma somos depreciados e isso nos atinge de uma forma negativa, mas vale a pena nos permitirmos ficar deprimidos por causa de uma palavra falada apenas para provocar ou dita irracionalmente?

sexta-feira, 8 de junho de 2012

A força de um bom dia


 A força de um bom dia!!!

Ela havia começado trabalhar por aqueles dias e  dentre todas as advertências  ela  fora repetidamente orientada a não mexer com o supervisor.. Ele era dito como casca grossa, mal educado, estúpido  e que não suportava confiança  com seus subordinados.
Nunca, dirija a palavra a ele, diziam... Na manhã seguinte contrariando todas as advertências bateu na porta do supervisor  e com toda naturalidade  disse: Bom dia e foi fazer suas obrigações.  No segundo dia : Bom dia, deu um sorriso e sem mais palavras foi cumprir suas tarefas.  Assim fez consecutivamente, todos os dias. Ao chegar batia na porta do supervisor e lhe desejava um bom dia.
Aquele dia, entretanto  o supervisor estranhou quando sua funcionária não  apareceu pra lhe dar bom dia, chamou o chefe da seção e perguntou sobre sua funcionária .  Ficou sabendo que ela havia pedido a conta. Então solicitou ao chefe da seção que  a recontratasse  imediatamente e se a questão fosse o salário que aumentasse e se fosse por questão de horário que mudasse o horário dela. O chefe da seção não se conteve e  curioso perguntou ao supervisor como ele tinha sentido falta dela, já que não era comum o supervisor demonstrar preocupação com alguém  numa empresa onde entrar funcionário e sair funcionário era muito corriqueiro e onde muitas das demissões ele mesmo tinha sido o responsável.  O supervisor então respondeu: Trabalho aqui há 20 anos e  nenhum funcionário jamais se atreveu a um gesto de preocupação. Entretanto, esta funcionária,  me deseja bom dia todos os dias, sem faltar um dia sequer e te garanto que estes últimos   anos, foram os mais leves por saber que dentre tantos funcionários, um  ao menos se preocupa em como,  será meu dia.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Estou besta!!


Onde eu me vejo, sou levedo , um bolor inconsistente
Minha  mente me apunha-la  a todo instante.
Sou ébrio e pouco contundente.
Gosto de gente, mas não confio em serpentes.
Palavras são só palavras e a conduta quase sempre contradizente.
Se não confia, desconfie logo e jogue fora o que não tem proveito.
Já vivi com quem não confiava e acabei como sempre desconfiava.
Nosso coração conhece as hienas e porque não fugimos?
O coração está  dilacerado por algo que previ.                   
Amigo, me desculpe você é burro?
Quem prevê o mal e permanece nele?
Quem é traidor quem pensa em  trair e recua ou quem  julga e trai?
Estou decepcionado porque julguei mal , mas , ainda assim julguei bem.
As pessoas podem fazer coisas que surpreenderiam até seus filhos.
Ficariam pasmos.
Um dia verão e se questionarão : como pude  acreditar?
O vizinho que me atirou pedra e viu ser  despejado de um covil
E como pode ser?
Ninguém quer um covil  ou você é parte dele ou está muito carente.
As palavras saem, mas não atingem o ápice,
Não há reminiscências de fatos assim
Vivi  pouco deve ser, por isso sou  indouto.
Saio da meretrícia e vislumbro sonhos de um soldado que apanha 2 vezes no mesmo beco.
Sou incoerente porque pulo,pulo,  e não saio do buraco.
Minha mente está a 1 megaton de  ódio, 1 megaton de dó, 2 megatons de desprezo.
Busquei a verdade, mas não precisava,  a verdade quando não falada se revela
Ainda que com muita dor ela reverbera e você vê até no escuro o expurgar da putrefação.
Um coração que duela com a mente exige insônia, porque o contrito leva um peso sobressalente.
E se não leva? Como disse: Sou indouto.
Não compartilho com inocentes  o que eles não podem entender.
Não sobrecarrego os incautos com explicações.
Nem dou a uma criança de peito,  alimento sólido.
Não embriago de orgia meu lar, é meu lar, santo e imaculado.
Não faço concessões  a minha moral nem  pra viver emoções
Não explico o inexplicável ate os incautos um dia serão espertos.
A mente desavisada acredita em balelas,
 Mas,  as atitudes de quem as conta,  mostra a verdade.
A maldade engorda a poupança da vida e dá juros e dividendos.
As palavras machucam a quem deve, graças a Deus por isso.
Não me importo com o que pensam  de mim, meu Deus , tem gente assim?
Tem gente que repudia atitudes, mas  as vive naturalmente
Não, não posso crer, mas acredite, vivenciei isso.
Estou besta e olha que achei que nada me surpreenderia.

terça-feira, 5 de junho de 2012

2 mulheres


2 mulheres maravilhosas passaram na minha vida..Lembrar delas é tão fácil , tão confortante, embora confesso que sou um tranqueira incorrigível. Já fiz tantas besteiras na minha vida, tantas. Coisas pra qualquer pessoa me odiar eternamente. Entretanto apesar de tantas patacoadas, tantas asneiras, sempre pude contar com elas... Mesmo quando as fiz sofrer muito,  ainda assim me davam guarida...  Isso só me fez acumular gratidão de todas as formas que a palavra me permite usar.. Lógico que reconheço que poderia ter sido uma pessoa melhor isso as torna ainda mais especiais, porque apesar de tantas imperfeições elas ainda continuam torcendo pela minha felicidade. É impressionante esta expressividade do amor, você faz tantas travessuras, tantas coisas que  não se orgulha, e as pessoas que realmente te amam te perdoam, te acolhem quando necessário, puxam sua orelha e vai até o limite do inesperado pra te ajudar quando você está no chão.... Lembro-me da palavra amor descrita em Corintios 13... E nelas reconheço todo sentido da palavra amor... Apesar dos pesares também as amo muito e queria  agradecer muitíssimo por estarem em minha vida, achando certamente que elas mereciam coisa melhor, mas para mim,  elas são as melhores.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Morte


O que é a morte?
Esta foi a pergunta feita por um jovem a um líder religioso.
Depois de alguma reflexão o homem respondeu sem cerimônias:  A morte nada mais é do que a ausência de vida. Sim, nada mais simples. Alguns talvez questionem por motivos de crenças que a morte pode esconder seus segredos ou pode revelar coisas ocultas como vida eterna em sofrimento se você foi ruim ou uma vida em deleite eterno se você foi bom. Simplesmente é difícil acreditar  que após a vida adormecemos e tudo acaba, parece tão sem  sentido minimizar a vida assim. Mas porque deveríamos esperar mais que isso? Não é despretensioso concluir que após a vida nada acontece?  Somos ensinados  desde cedo que nossas atitudes determinam para onde iremos quando morremos,  e isto ao meu ver, macula um pouco a imagem que temos de Deus , de um ser bondoso, me parece que sofrimento eterno por pecados cometidos faz Deus parecer mais um tirano que nos dá  alguns anos na terra e  depois  nos pune ou nos agracia numa eternidade de sofrimento ou deleite. É estranho isso!!!. Sempre imaginei que se há em nós humanos alguma sensatez, imagino que ela no criador seja bem superlativa. E se chego a esta conclusão sendo tão limitado imagino que um ser magnânimo como Deus, certamente esteja  bem acima . Certa vez Jesus   perguntou , qual o homem que o filho pedindo pão lhe daria pedra, ou pedindo peixe lhe daria uma serpente?  E concluiu: Ora se vos  sendo  maus sabeis dar boas dádivas ao vossos filhos  quanto mais Deus que  está nos céus...Imagino que isso isenta Deus da tirania que nos insistimos em querer lhe dar.. Em harmonia com isso acho amoroso que exista uma forma de apreciarmos o mundo tão perfeito e deleitarmos a vida como humanos que somos. Assim quando Paulo diz que o salário pelo pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, nao deixa dúvida que haverá uma recompensa para os justos e nao uma puniçao para pecadores, já que o salário pelo pecado já é a morte.

domingo, 3 de junho de 2012

Lição


Se você pensa que ser assim
Faz  parte de sua história
Você vai deixar de aprender
Pelo que acredita?

A vida tem muitas lições
Que faz com que compreendamos
Que os pensamentos de outrora
A vida foi modelando
E você com seus erros aprendeu?
Ou estacionou na garagem
Guardou um tesouro e jogou as chaves

O tempo não irá mudar
Convictos e convicções
A massa de modelar
Na mão do artista realça
Defeitos e contravenções
Você será o acaso
Um vaso na mão do oleiro
Que chorou

sexta-feira, 1 de junho de 2012

O MISTERIOSO CÉREBRO


O MISTERIOSO CÉREBRO

Como seu cérebro registra sensações vindas do tato, da audição, da visão e do olfato? Os cientistas ficam perplexos. “Não há nenhuma pista em seu cérebro que ajude a entender como você vê as palavras que está lendo agora”, disse o cientista Gerald L. Schroeder.

Ele também escreveu: “Descobertas dos anteriormente inimagináveis mecanismos complexos do cérebro têm colocado em xeque a simplista teoria da evolução acidental.” Ele acrescentou: “Se Darwin tivesse conhecimento da sabedoria oculta na vida, tenho certeza que ele teria apresentado uma teoria bem diferente.”
O cérebro

Com incrível eficiência, o cérebro decodifica uma enxurrada de sinais que são transmitidos pelos nervos dos órgãos dos sentidos. Além disso, ele relaciona esses sinais com detalhes armazenados em sua memória. Assim, um determinado cheiro pode fazer com que o cérebro resgate imediatamente um acontecimento esquecido há muito tempo. E quando você vê apenas uma pequena parte de algo familiar — a ponta do rabo do seu gato, por exemplo — seu cérebro completa a imagem e você saberá que se trata do seu gato.

É claro que seu cérebro não foi pré-programado com imagens de gatos, nem com o cheiro de rosas, o som de águas correntes e a textura do pelo macio de um animal. Seu cérebro aprendeu essas associações. Isso fica evidente quando pessoas que nasceram cegas passam a enxergar, talvez após uma cirurgia. O cérebro delas precisa aprender a interpretar os muitos sinais visuais que começa a receber. Qual é a reação dessas pessoas?

Elas dizem que logo começam a identificar cores, movimentos e formas simples. Mas, depois dessa fase inicial, a adaptação varia. As crianças, em especial as bem pequenas, continuam a ter uma ótima adaptação. Mas o mesmo não acontece com os adultos. Até mesmo identificar as pessoas pelo rosto continua muito difícil. E, infelizmente, adultos “curados” costumam passar “da euforia inicial para a decepção e desorientação, o que leva em geral à depressão profunda”, diz o Laboratório Koch do Instituto de Tecnologia da Califórnia.

Esses fatos nos ajudam a dar mais valor a tudo que estava por trás das curas que Jesus Cristo fez durante seu ministério na Terra. Além de passarem a enxergar e a ouvir, os cegos e os surdos começaram a identificar imagens e sons ao seu redor. Da mesma forma, os mudos falaram normalmente, o que era incrível no caso dos que tinham nascido com essa deficiência. (Mateus 15:30; Marcos 8:22-25; Lucas 7:21, 22) E podemos ter certeza de que nenhum dos cegos que foram curados caiu em depressão. Por exemplo, um deles demonstrou coragem ao defender Jesus, dizendo aos inimigos religiosos dele: “Desde a antiguidade, nunca se ouviu falar que alguém abrisse os olhos de alguém que nasceu cego. Se este homem não fosse de Deus, não poderia fazer nada.” — João 9:1-38.